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Em um mês, mais de 11 mil Carteiras de Identidade foram emitidas no AM

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Em um mês, o Amazonas já emitiu 11,2 mil Carteiras de Identidade Nacional (CIN), dos quais 1,3 mil já foram entregues e os demais estão prontos para entrega, segundo o primeiro balanço de emissão de documento.

O balanço foi feito durante visita ao Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) do bairro Compensa, zona oeste de Manaus. Na ocasião, acompanhado do secretário de Segurança Pública, Carlos Alberto Manssur, outros secretários de Estado e dos deputados estaduais Adjuto Afonso, Dan Câmara e Mário César Filho, o governador Wilson Lima também entregou algumas unidades da CIN.

A nova Carteira de Identidade Nacional começou a ser emitida no estado no dia 26 de abril, pelo Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), em todos os 15 PACs de Manaus, por meio de agendamento online prévio, com prazo de 10 dias para entrega. No interior, o atendimento é feito diretamente nos postos de identificação, com prazo de entrega de até 30 dias.

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Novo modelo

O novo modelo de Carteira de Identidade Nacional unifica os números de registro do cidadão por meio do Cadastro Nacional de Pessoa Física (CPF). Dentre outras facilidades, a CIN vai auxiliar no combate à fraude, como a falsidade ideológica, e garantir mais segurança para a população. Elementos gráficos modernos também dificultam falsificações do novo modelo.

Outra mudança é que a carteira de identidade passa a ter formato reduzido e a se enquadra nos padrões internacionais, possuindo o código MRZ de segurança, o mesmo utilizado nos passaportes. Com isso, a entrada em países do Mercosul com o documento passa a ser facilitada.

A nova CIN tem um QR code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se o mesmo foi furtado ou extraviado. O novo modelo também será disponibilizado no formato digital, com a inclusão de dados de outros documentos que o cidadão desejar incluir, e no formato cartão.

Emissão

Na capital amazonense, as emissões podem ser realizadas em 15 unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão, geridos pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Antes, porém, é necessário agendar o atendimento pela internet, por meio do link cinam.ssp.am.gov.br, disponível no site da Secretaria de Segurança Pública (www.ssp.am.gov.br) e da Polícia Civil do Amazonas (www.policiacivil.am.gov.br). O serviço é disponibilizado diariamente conforme abertura de novas vagas.

A SSP-AM orienta que o modelo antigo do RG tem validade até fevereiro de 2032 e que, por essa razão, não é necessário ter pressa para obtenção da CIN.

Documentos necessários

Após o agendamento, o cidadão deve comparecer ao PAC solicitado com as informações de CPF atualizadas, munido da certidão de nascimento ou casamento originais ou cópias autenticadas em cartório e um comprovante de endereço, documentos que devem estar em condições legíveis.

O cidadão, também, pode levar outros documentos que queira incluir, de forma opcional na nova CIN digital, como por exemplo: CNH, Cartão do SUS; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Carteira Profissional; Registro Militar; ou Tipo Sanguíneo.

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