Dados divulgados pela Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) revelam que em quatro meses o Amazonas registrou pelo menos 30 casos de meningite e uma morte. A doença é causada por bactérias, vírus ou fungos que afetam as meninges, uma membrana que reveste o cérebro.
A meningite pode ser detectada com exames de sangue e de líquido cerebroespinhal. Após a coleta é realizado análises para identificar o agente causador da endemia. Quando descoberto, a doença pode se apresenta na forma de doença invasiva, caracterizando-se por uma ou mais síndromes clínicas, sendo a meningite meningocócica a mais frequente delas, quanto a meningococcemia, é a forma mais grave causando alterações de disfunção múltipla de órgãos. As crianças e idosos são os mais vulneráveis à doença
Saiba mais:
Hemoam ampliará atendimento a doadores com resultados positivos para doenças
Na última semana, a meningite foi a causa de morte de Téo Salomão Assayag, de quatro anos, filho do famoso cantor de boi-bumbá Amazonense David Assayag.
Em 2022, foram registrados 124 casos de meningite, mas apesar do alto número a doença tem uma vacina, aplicada nos primeiros meses de vida da criança. Atualmente a cobertura de vacinação da capital é de 83% enquanto que a meta é de 95%.
Em Manaus a vacinação contra a doença está disponível durante todo o ano nas 171 salas de vacinação da rede municipal de saúde, os endereços podem ser acessados no através deste link