Nesta quinta-feira (09/05), mais de 1,5 tonelada de produtos irregulares foi apreendida em uma loja localizada no Centro de Manaus. A apreensão ocorreu durante uma operação especial Dia das Mães, deflagrada pelo Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), que retirou do mercado itens que não possuíam certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Dos 5.919 produtos irregulares, 400 são eletrônicos de baixa tensão: 169 unidades de secador de cabelo; 95 chapinhas de cabelo; 63 máquinas de enrolar cabelo e 73 barbeadores elétricos. Foram apreeendidos também material escolar, ventilador, brinquedos, tomadas (plugues), filtros de linha, lâmpadas e fitas de LED e produtos têxtil.
Saiba mais:
Governo Federal antecipa Bolsa Família e restituição de IR para atingidos por enchentes no RS
Casal que agrediu babá e advogado não passarão por júri popular, afirma TJAM
Segundo o diretor-presidente do Ipem-AM, Renato Marinho, sem a devida certificação, os produtos devem ser retirados de circulação por oferecer risco à vida dos consumidores, podendo causar até incêndio.
“No caso dos eletrônicos de baixa-tensão, os consumidores devem ficar atentos quanto à obrigatoriedade da existência do selo do Inmetro. Essa certificação comprova que os produtos atendem as normas do Inmetro, evidencia que foram testados e atendem os requisitos mínimos de segurança”, ressaltou Renato Marinho, ao acrescentar que o selo garante a qualidade e a segurança do produto.
Os estabelecimentos em que foram constatadas as irregularidades terão um prazo de dez dias para apresentar defesa junto ao Ipem-AM, sob pena de multas que variam de R$ 1 mil a R$ 1,5 milhão.