As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Eleitos por aclamação, novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas

Eleitos por aclamação, novos dirigentes do Tribunal de Justiça do Amazonas

Dois dos eleitos já foram presidentes da Corte. Flávio Pascarelli em 2016 a 2018 e Graça Figueiredo 2014 a 2016. (Foto: Chico Batata)

O Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) escolheu por aclamação os novos dirigentes para mandato temporário, nesta terça-feira (12), em sessão do Tribunal Pleno transmitida pela internet, direto do Auditório Desembargador Ataliba David Antônio, na sede do TJAM.

Leia mais:

Omar participa de “jantar de frente ampla” com Lula

Reabertura de comportas de Balbina vai causar inundações, alerta Sinésio

A eleição extraordinária com mandato de seis meses foi uma alternativa encontrada pelo TJAM para alterar a data da posse de dirigentes do Tribunal de julho para dezembro a partir do biênio 2023-2024.

Os eleitos para o mandato tampão, foram os desembargadores Flávio Pascarelli, Graça Figueiredo e Ernesto Chíxaro, respectivamente, para os cargos de presidente, vice-presidente e corregedor-geral de Justiça.

O mandato temporário inicia 4 de julho deste ano até a posse da gestão seguinte, em 2 de janeiro de 2023, conforme alteração aprovada na sessão plenária do último dia 29 de março.

A alteração deve facilitar a execução orçamentária, uma vez que eleito para o mandato tampão inicia em maio e será vigente até o mês de dezembro do próximo ano. Antes, uma nova eleição deve ocorrer com 60 dias dias de antecedência, em outubro, para que  assim possam iniciar uma nova representação.

A gestão do mandato tampão vai substituir a atual administração, que tem à frente o desembargador Domingos Chalub, na Presidência; e as desembargadoras Carla Reis e Nélia Caminha Jorge, na Vice-Presidência e Corregedoria-Geral de Justiça, respectivamente.

Dois dos eleitos já foram presidentes da Corte: Flávio Pascarelli em 2016 a 2018 e Graça Figueiredo 2014 a 2016.