No dia 1º de abril, o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino Privado do Estado do Amazonas (Sinepe-AM) realiza o “Dia do Respeito”, uma iniciativa voltada à educação inclusiva. A ação faz referência ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, e ao Dia Mundial da Síndrome de Down, em 21 de março.
A diretora de Academias e Esportes do Sinepe-AM, Shirley Amaral, destaca que a iniciativa busca reforçar a importância do respeito e da valorização das diferenças dentro das escolas. Além disso, como diretora do Centro Educacional Shirley Amaral (Cenedsa), ela reforça o compromisso da instituição em oferecer um ensino acessível e inovador para crianças com limitações.
“Nossa proposta é chamar a atenção para a inclusão com responsabilidade. Durante o ‘Dia do Respeito’, contaremos com uma programação que envolve café da manhã, equoterapia e atividades motoras. É um dia alusivo a pessoas com Síndrome de Down e Autismo. É um dia para refletir sobre inclusão, sempre respeitando as singularidades de cada indivíduo”, pontua.
A ação é voltada para famílias das instituições de ensino vinculadas à entidade e acontece no Haras, Centro de Treinamento São José, localizado no Ramal Baiano 1, Tarumã Açu. De acordo com Shirley, uma das principais bandeiras do Sindicato se refere a orientar as escolas para que entendam o processo educacional da pessoa com deficiência.
“Nosso propósito é transformar a gestão escolar e a prática educativa, tendo a inclusão como item essencial para a construção de uma sociedade mais justa”, enfatiza.
Leia mais:
Na semana de avanços LGBTQIAPN+ no Brasil, Amazonas segue em silêncio
Seis mães entregaram bebês para adoção em 2025, no Amazonas; saiba como é o processo
Atuação
Presidido pela bacharel em Ciências Contábeis e especialista em Gestão Empresarial Elaine Saldanha, o Sinepe-AM desenvolve uma série de ações voltadas às pessoas com deficiência, a exemplo dos Jogos e Atividades Motoras Inclusivas (Jamis-AM), promovido pelo Centro Educacional Shirley Amaral (Cenedsa) com o apoio da entidade, cuja nova edição acontece em agosto.
Em janeiro, o sindicato também fez questão de selar uma parceria com o Cenedsa para oferecer serviços de supervisão e treinamento para professores e educadores associados, por meio do Programa de Atendimento Alternativo (PAA Escola), com descontos especiais.
“A ideia é apresentar metodologias inovadoras e atualizadas, proporcionando uma melhor compreensão e desenvolvendo estratégias eficazes para promover a inclusão e o suporte necessário dentro do processo de educação e aprendizado”, pontua Elaine.
Além disso, a entidade mantém representatividade nos Conselhos Estadual e Municipal de Educação, participando de debates e plenárias itinerantes com intuito de acompanhar as estratégias para o acesso, permanência e aprendizado dos estudantes com deficiência.
“Todas as iniciativas do Sindicato buscam fortalecer a promoção da diversidade e equidade nas escolas. Vamos juntos promover inclusão, empatia e respeito, construindo uma sociedade mais justa e acolhedora para todos”, conclui a presidente.