As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

“O desmatamento aumentou vertiginosamente no AM”, diz superintendente do Ibama

“O desmatamento aumentou vertiginosamente no AM”, diz superintendente do Ibama

Joel Araújo, superintendente do Ibama, na Onda Digital.

Na manhã de hoje, 24, o geógrafo e superintendente interino do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) Joel Araújo foi entrevistado no programa Fiscaliza Geral da rede Onda Digital. Ele falou sobre sua nomeação para o cargo pela ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e a atuação do órgão no combate ao desmatamento no Amazonas.

Araújo declarou:

“Nesse novo momento, queremos que o Ibama dialogue com a sociedade. Os recursos da Amazônia precisam ser respeitados, e queremos criar um mecanismo de comunicação do Ibama com a sociedade, e também reativar a questão da educação ambiental. Vamos também ter um diálogo mais próximo com a imprensa”.


Leia mais:

“Colômbia” foi quem mandou matar Bruno e Dom, diz PF

2022 tem marca histórica de desmatamento na Amazônia, segundo Inpe


Ele falou sobre os mais graves problemas ambientais da Amazônia:

“O desmatamento aumentou vertiginosamente. Já estamos trabalhando para que nossas equipes de fiscalização trabalhem junto ao eixo do desmatamento. Novas frentes de desmatamento estão sendo constituídas na BR-319, e outras regiões do estado. O desmatamento é grave e é um problema de saúde pública, temos extinções de espécies e a perda de grande parte da biodiversidade”.

Araújo também comentou a atuação do Ibama após as mortes do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips em 2022:

“Esse fato não pode ser esquecido, assim como hoje estamos vendo as condições de saúde da população yanomami. Temos regiões no estado do Amazonas em que a exploração de madeira está mais intensificada, regiões que já estão se esgotando e a exploração só avança. Temos fraudes na emissão de planos de manejo, constatada pela Polícia Federal. O tráfico de madeira é um problema sério, uma série de fraudes. Não vamos compactuar com infração e crimes ambientais”.

A entrevista completa do superintendente interino do Ibama Joel Araújo pode ser assistida aqui.