As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Desfile de moda sustentável marca evento do Dia do Artesão no Amazonas

Desfile de moda sustentável marca evento do Dia do Artesão no Amazonas

Shopping do Artesanato prepara desfile de moda sustentável. (Foto: Jamille Silva/Setemp)

O Governo do Amazonas vai celebrar o Dia do Artesão com um evento especial no dia 21 de março, a partir das 9h, no Shopping do Artesanato e Economia Solidária. A programação, organizada pela Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setemp), terá como destaque um desfile de moda sustentável, com roupas e biojoias produzidas por artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Amazonense (PAA).

Com uma produção artesanal rica em diversidade cultural e matérias-primas regionais, o Amazonas se destaca no cenário nacional e internacional. O setor envolve cerca de 3,7 mil artesãos e já comercializou mais de 167 mil peças, movimentando R$ 6,4 milhões em 2024. Além de impulsionar a economia, o artesanato amazonense fortalece o desenvolvimento de comunidades indígenas e ribeirinhas.

O titular da Sedecti, Serafim Corrêa, saúda todas as artesãs e artesãos estabelecidos no Amazonas e reforça seu apelo para que os cidadãos amazonenses conheçam mais sobre a produção artesanal que ocorre no Estado. O secretário também destacou a importância do Catálogo do Artesanato Amazonense, publicado pela Setemp em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).

“O artesanato amazonense é um dos mais procurados Brasil afora, e para o Dia do Artesão, eu só tenho a cumprimentar esses profissionais que se dedicam a manter vivas as nossas tradições. A Sedecti, em parceria com outros órgãos, como o Sebrae, fez uma publicação e um selo chamado Amazonas Artesanal, onde estão consolidadas todas as informações a respeito do nosso artesanato. Temos o Shopping do Artesanato que é bastante visitado por turistas, mas nós gostaríamos que os amazonenses também visitassem e verificassem quanta beleza tem no nosso artesanato”, declarou Serafim Corrêa.

Em 2025, o Programa do Artesanato Amazonense, coordenado pela Setemp/Sedecti, preparou uma atividade especial pelo Dia do Artesão, comemorado em 19 de março. A programação será no dia 21 de março, com apresentação de um desfile de moda sustentável, intervenção artística e ações de saúde e embelezamento aos artesãos. Onze artesãs, produtoras de crochê, macramê, biojoias e acessórios vão apresentar suas coleções de moda.

O evento tem como objetivo a valorização do mercado artesanal, trazendo o desfile para a passarela com peças feitas à mão, explorando diversas técnicas como crochê, macramê, fibras naturais, sementes e penas, fazendo uma conexão com a regionalidade amazônica, entre outras que visam a sustentabilidade.

“O nosso objetivo é promover o fortalecimento do artesanato como atividade econômica e cultural, valorizando as origens produtoras e conectando a produção artesanal com o mercado. O Governo do Amazonas busca criar oportunidades de crescimento para esses profissionais, garantindo o desenvolvimento sustentável e a valorização dos saberes tradicionais”, destacou o secretário executivo da Setemp, Henry Vieira.

O Shopping do Artesanato e Economia Solidária é um espaço dedicado aos artesãos cadastrados no Programa do Artesanato Amazonense, onde reúne moda, arte e sustentabilidade em um só lugar. Um espaço onde a criatividade e inovação se encontram, trazendo tendências em peças feitas à mão para inspirar e transformar.


Leia mais:

Wilson Lima fala sobre telemedicina e digitalização da saúde no AM

Caio André aceita convite e será nomeado Secretário de Cultura do Amazonas


A chefe do Departamento de Artesanato e Economia Solidária, Claudia Monteiro, ressalta os investimentos do Governo do Amazonas para o setor artesanal.

“O artesanato tem um papel fundamental na geração de renda e na preservação da cultura local. O Governo do Amazonas tem se empenhado cada vez mais em apoiar os artesãos talentosos, oferecendo meios para que eles e suas comunidades prosperem e levem suas produções para mais pessoas”.

O Shopping do Artesanato e Economia Solidária está localizado na avenida Djalma Batista, 1018, bairro Chapada, zona Centro-Sul de Manaus, com horário de funcionamento de 10h às 17h, de segunda a sexta-feira e sábado de 10h às 15h.

Carteira Nacional do Artesão

A Setemp é o órgão responsável pelo cadastramento e emissão da Carteira Nacional do Artesão, por meio do Programa do Artesanato Amazonense. O documento é uma identificação nacional para artesãos de todo o Brasil.

O artesão registrado recebe diversos benefícios, como a participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; a isenção de 100% da cobrança de ICMS de produtos artesanais comercializados; e a emissão de Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA).