Mais de 20 dependentes químicos que buscavam tratamento receberam o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Departamento de Prevenção à Violência (DPV). Esses dados se referem ao período de janeiro a outubro deste ano. Por meio do Programa de Redução da Violência e do Uso de Narcóticos e Entorpecentes (DPV/Previne), 22 pacientes tiveram a internação em centro de reabilitação viabilizada pelo órgão, que realiza este tipo de ação em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).
De acordo com o coordenador de ações do DPV, João Ricardo, a família pode procurar o primeiro atendimento, mas é importante que o próprio paciente queira iniciar o tratamento.
“Somos procurados por familiares que têm parentes envolvidos com o mundo das drogas. A gente faz esse acolhimento e o encaminha ao Centro de Reabilitação em Dependência Química (CRDQ) Ismael Abdel Aziz”, explicou.
Após o primeiro contato com a família e o possível paciente, iniciam as tramitações para o processo de internação, procedimento que é viabilizado pelo DPV. Os profissionais do Departamento também ficam incumbidos de viabilizar a documentação destes pacientes, quando necessário.
“O secretário de Segurança, general Mansur, tem esse lado preocupado para a emissão de documentos dos nossos acompanhados. Somente esse ano nós fizemos 22 internações com êxito em sua maioria. Diria que 90% deles concluem o tratamento. Após esse tratamento, a gente ainda continua fazendo o acompanhamento do paciente”, enfatizou João.
Internação
Após todo o trâmite que antecede a internação, o paciente é encaminhado ao CRDQ Ismael Abdel Aziz, unidade da SES-AM localizada na rodovia AM-010.
Os familiares interessados em receber o atendimento ou obter mais informações sobre os procedimentos podem entrar em contato com o DPV/Previne pelos números 3652-2048, 3652-2000 ou 3652-2047.
Outra opção é ir até a sede da SSP-AM, localizada no shopping Manaus Via Norte, na avenida Arquiteto José Henrique Bento Rodrigues, bairro Monte das Oliveiras, zona norte de Manaus. O horário de atendimento é das 8h às 11h, pela parte da manhã, e das 13h às 16h, pela parte da tarde, de segunda a sexta-feira.
Com informações da Assessoria*