Defesa Civil desmente boatos sobre “chuvas tóxicas” em Manaus após incêndio

(Foto: Divulgação)
A Defesa Civil do Estado do Amazonas emitiu um comunicado oficial nesta quarta-feira (6/8) desmentindo informações que circulam em grupos de WhatsApp sobre o risco de “chuvas tóxicas” em Manaus. Os boatos surgiram após o incêndio de grandes proporções que atingiu a fábrica da Effa Motors, no Distrito Industrial II.
De acordo com a nota, a informação não procede. Embora a fumaça resultante do incêndio contenha partículas e gases que podem causar desconforto respiratório e irritações temporárias, não há risco de contaminação da chuva.
Leia mais
- Vídeo mostra funcionários retirando caminhonetes da Effa Motors durante incêndio no Distrito
- VÍDEO: Incêndio em fábrica segue intenso e dura mais de 18 horas no Distrito Industrial de Manaus
“Para que ocorresse esse tipo de fenômeno, seria necessária uma concentração elevada e persistente de poluentes químicos na atmosfera até o momento da chuva, o que não foi identificado”, afirma o órgão.
A Defesa Civil também explicou que a circulação dos ventos tem contribuído para a dispersão da fumaça e a redução dos níveis de poluição na capital amazonense.
Áudio fake
O órgão reforçou ainda a importância de se informar por fontes oficiais e evitar o compartilhamento de boatos, que apenas alimentam o pânico em meio a uma situação já delicada.
