A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), por meio dos núcleos de Defesa do Consumidor e Saúde (Nudecon e Nudesa), informou que vai promover, no próximo sábado (11), a primeira mobilização do projeto “Consumidor Consciente”. O objetivo da ação será retirar resíduos sólidos das margens do igarapé do Mindu, no Novo Aleixo, na Zona Norte de Manaus.
O defensor público Christiano Pinheiro falou sobre a ação, destinada a promover a educação ambiental, incentivando o consumo consciente de produtos, sem degradar o meio ambiente. Ele disse:
“Boa parte desses materiais poluidores vêm do consumo e é importante que toda a sociedade adote medidas para mitigar os efeitos do descarte incorreto desses resíduos. Por isso, estamos encabeçando essa mobilização para despertar a consciência do consumidor em relação as práticas amistosas na fase do pós-consumo, e dando a nossa contribuição para o meio ambiente”.
Leia mais:
No mesmo dia, deputados propõem criar lei do Dia do Igarapé e o do Beiradão no Amazonas
VÍDEO: Centenas de peixes surgem mortos em igarapé do AM
A concentração será realizada na rotatória da alameda Alphaville, próximo à feira do Novo Aleixo, a partir das 8h. No dia da ação, qualquer pessoa poderá se voluntariar e participar. Basta os voluntários comparecerem no local usando sapatos fechados e bonés. Levar garrafa com água potável também é indispensável.
A expectativa da Defensoria é de que a ação aconteça uma vez ao mês. Empresas e instituições interessadas podem contribuir com a iniciativa, doando materiais.