Criação do bairro Colônia Japonesa é anunciada durante solenidade na CMM

(Foto: reprodução/Inteligência Artificial)
Foi anunciado nesta quarta-feira (5/11) durante a 98ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), a criação do bairro Colônia Japonesa em Manaus. A iniciativa marca os 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.
O evento contou com a presença do cônsul-geral do Japão, Yuichi Miyagawa, e de representantes da comunidade japonesa. Miyagawa destacou que o novo bairro representa um desejo antigo da comunidade nipo-brasileira e reforça a importância da participação dos imigrantes japoneses na história do Amazonas. Segundo ele, a homenagem reconhece o trabalho e a contribuição cultural deixada por várias gerações.
Leia mais
Governo Lula é contra classificar facções criminosas como terroristas, afirma Gleisi Hoffmann
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Carlos Valente, explicou que o projeto começou a ser planejado há cerca de cinco meses, após um pedido formal da comunidade japonesa. Ele ressaltou que a relação entre Amazonas e Japão é histórica e trouxe impactos econômicos importantes, como o ciclo da juta.
Com a formalização do bairro, a expectativa é que novos investimentos cheguem à capital. De acordo com o cônsul, já existem propostas como a construção da Praça do Japão e eventos culturais voltados para dois marcos: os 120 anos da imigração japonesa ao Brasil, em 2028, e os 100 anos da imigração japonesa à Amazônia, em 2029.
Com cerca de 10 mil moradores e localizado entre o Parque 10 de Novembro e o Novo Aleixo, o bairro temático consolidará um espaço de identidade cultural, turística e diplomática, fortalecendo o papel de Manaus como referência nacional em turismo cultural e relações internacionais.
Homenagens
Em celebração ao “Ano do Intercâmbio e da Amizade Brasil-Japão”, a ponte Jornalista Phelippe Daou será iluminada, na noite desta quarta-feira (5), com as cores das bandeiras dos dois países, simbolizando a amizade e a cooperação entre as nações.
“O Conselho de Japão em Manaus continua apoiando ativamente essas iniciativas com o objetivo de fortalecer ainda mais os laços entre o Japão e a cidade de Manaus, contribuindo para o desenvolvimento e prosperidade desta cidade que tão acolheu a comunidade japonesa”, declarou o cônsul-geral do Japão.






