Nem a forte chuva que caiu logo cedo, na manhã de domingo (08/06), desanimou quem decidiu começar o domingo correndo. Mais de 2 mil corredores, entre atletas, militares e civis, participaram da 3ª Corrida do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PMAM), realizada na área da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), zona Sul de Manaus.
O evento, promovido pela PM, foi muito mais que uma competição esportiva. Ele celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, e marcou o aniversário do próprio Batalhão. Além disso, virou tradição entre os corredores da cidade, ganhando mais inscritos a cada ano.
Leia mais:
Motorista de app é baleado e registra ataque durante corrida em São Roque; três suspeitos são presos
Padrasto é preso suspeito de espancar e estuprar enteada de 15 anos no Amazonas
Largada
A largada foi às 6h da manhã, com chuva, mas sem perder a emoção. Os participantes disputaram o percurso de 7 quilômetros e, ao longo do trajeto, mostraram a animação.
O subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, participou de perto da corrida e reforçou a importância da iniciativa para aproximar a corporação da sociedade. “Mais uma edição da Corrida do Batalhão Ambiental, com a PM mais próxima das pessoas, incentivando práticas esportivas e ambientais. A adesão aumenta a cada ano e hoje, mesmo com chuva, o público não desanimou. Isso mostra que a consciência ambiental e esportiva está crescendo”, declarou.

Para o comandante do Batalhão Ambiental, tenente-coronel Victor Melo, foi um privilégio realizar a corrida dentro da Ufam. “A área da Ufam é uma das maiores florestas urbanas do Brasil, e organizar aqui esse evento, que celebra tanto o meio ambiente quanto o aniversário do nosso Batalhão, é motivo de orgulho. A cada ano, mais pessoas participam e a corrida se fortalece”, afirmou.
A corredora Alessandra da Costa, que participa desde a primeira edição, estava lá novamente, animada. “Esse é meu terceiro ano na corrida do Batalhão Ambiental. Sempre trago minha família e amigos. É uma corrida segura, cercada de verde e, mesmo com a chuva, a vibe estava ótima. Quem ainda não participou, fica o convite para a próxima”, disse.

Estrutura
O evento contou com grande estrutura de segurança, gradis, hidratação ao longo do percurso para os corredores e, por fim, aos amantes da natureza, foram realizadas doações de mudas de plantas como incentivo para a plantação e cultivo de árvores.
Entre outros destaques, o evento manteve o tradicional TOP 100 com os 100 primeiros colocados. Outra marca importante foi a participação de atletas PcD (Pessoas com Deficiência), que disputaram e receberam homenagens especiais. Os cinco primeiros colocados de cada categoria foram premiados e o clima de festa se manteve até o final.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe, imediatamente, ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.