No final da manhã de hoje, 16, o corpo do ex-governador Amazonino Mendes chegou a Manaus, vindo de São Paulo em voo da companhia aérea Latam. O avião trazendo o caixão de Amazonino pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes por volta das 11h30.
O cortejo transportando o caixão seguiu do aeroporto para o Teatro Amazonas, onde acontecerá o velório do político. O cortejo chegou ao teatro por volta das 13h.
Leia mais:
Programação do funeral de Amazonino Mendes é divulgada; veja
David Almeida homenageia Amazonino com nome de avenida e parque em Manaus
As primeiras homenagens no Teatro Amazonas estão previstas para ter início às 14h, sendo reservadas para a família do político e autoridades do estado. Depois, a partir das 17h, o velório será aberto ao público, seguindo até às 5h da manhã do sábado, 18, em regime de 24 horas. No entanto, para ter acesso ao funeral na madrugada do último dia é necessário estar na fila até meia-noite de sábado.
A fila de acesso ao funeral já se forma na lateral do Teatro Amazonas, com entrada pela porta da lojinha, ao lado da rua José Clemente, e saída pela porta da bilheteria (jardim do teatro).
Servidores do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) e da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) organizarão as filas de visitação, e haverá distribuição de água no local. Ambulâncias, equipes de enfermagem e do Corpo de Bombeiros e agentes das forças de segurança pública atuarão nas imediações. A população que for ao local também vai poder acompanhar o funeral a partir de dois telões posicionados no Largo de São Sebastião.
Amazonino Mendes faleceu aos 83 anos, no último domingo, dia 12, em hospital de São Paulo devido a complicações de saúde. Ele foi quatro vezes governador do estado, três vezes prefeito de Manaus e também exerceu mandato de senador da República pelo Amazonas.