Durante eleição realizada nesta sexta-feira (17/05), a Federação Internacional de Futebol (Fifa) anunciou o Brasil como país-sede para receber a Copa do Mundo Feminina, que acontecerá em 2027. O anuncio foi realizado durante o 74º Congresso da Fifa, em Bangcoc, na Tailândia. A candidatura brasileira venceu a disputa com uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda.
O Brasil, que já sediou duas edições da Copa do Mundo Masculina de futebol, contabilizou 119 votos, enquanto a candidatura europeia recebeu 78 votos.
Nas redes sociais, o governador do estado do Amazonas, Wilson Lima, anunciou que o estado será subsede da Copa do Mundo Feminina em 2027.
“Em setembro do ano passado, recebemos o convite da CBF e apresentamos todas as garantias para realização do evento, que vai movimentar a economia do nosso estado e atrair atenção do mundo para a Amazônia”.
Ver essa foto no Instagram
A Copa do Mundo
A Copa do Mundo Feminina de futebol 2027 será a décima edição do torneio. Antes de chegar à Austrália e à Nova Zelândia, em 2023, a competição já havia sido sediada pela China, Suécia, pelos Estados Unidos, pela Alemanha, pelo Canadá e pela França.
A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos Estados Unidos, à Alemanha, ao Japão e à Noruega como as seleções que ergueram o tão cobiçado troféu Fifa. Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos, seguidos pela Alemanha, que foi campeã duas vezes.
Marta vibra com escolha
Considerada a rainha do futebol brasileiro, a jogadora Marta Silva também se manifestou nas redes sociais na manhã desta sexta-feira. Marta que anunciou se aposentar da seleção brasileira em 2024, disputará os jogos olímpicos de Paris 2024, em julho e agosto podem marcar a despedida da atacante.
“Diferente das últimas semanas, hoje acordei com uma excelente notícia e um motivo para sorrir. Fiquei muito feliz com a notícia e tenho certeza de que a Copa do Mundo Feminina de 2027 será um sucesso, e o povo brasileiro, como sempre, estará de braços abertos para receber a comunidade mundial de futebol. Se possível gostaria que a primeira partida da Seleção Brasileira fosse no Rio Grande do Sul. O povo gaúcho merece. Meu coração e minhas orações estão com vocês”.
Seleção brasileira
A seleção brasileira já participou de todas as edições da Copa do Mundo Feminina de futebol. Com a sede do torneio de 2027 definida, a décima participação brasileira fica garantida, como time da casa. A equipe brasileira já subiu ao pódio duas vezes, mas nunca ergueu a taça de campeã.
Arena da Amazônia
A Arena da Amazônia sediou quatro jogos da fase de grupos da Copa do Mundo de 2014: Inglaterra e Itália, Camarões e Croácia, Estados Unidos e Portugal, Honduras e Suíça. O estádio também foi uma das sedes dos Jogos Olímpicos Rio 2016, para as partidas de futebol. Além de seu uso para grandes eventos, o estádio é vital para o desenvolvimento do futebol no Amazonas, proporcionando uma infraestrutura de nível mundial para os times locais e suas torcidas.
Estádios sedes
- Arena Castelão (Fortaleza-CE)
- Arena da Amazônia (Manaus-AM)
- Arena de Pernambuco (Recife-PE)
- Arena Fonte Nova (Salvador-BA)
- Arena Pantanal (Cuiabá-MT)
- Beira-Rio (Porto Alegre-RS)
- Mané Garrincha (Brasília-DF)
- Maracanã (Rio de Janeiro-RJ)
- Mineirão (Belo Horizonte-MG)
- Neo Química Arena (São Paulo-SP)
*Com informações da Agência Brasil e ge.globo