Consulta Pública: População pode ajudar a decidir onde o dinheiro público será investido em Manaus

Foto: Divulgação
A plataforma ‘Consulta Pública On-line 2026’ foi lançada, nesta segunda-feira (02/02), pelo prefeito de Manaus em exercício, Renato Junior. A ferramenta permite à população participar diretamente da definição das prioridades do orçamento municipal. A iniciativa ficará disponível para participação popular entre os dias 2 e 27 de fevereiro.
A nova ferramenta de participação da população estará disponível por meio do site: consultapublica.manaus.am.gov.br. Cada cidadão poderá votar em até cinco propostas, contribuindo para orientar as ações e investimentos do município para os próximos anos.
De acordo com a prefeitura, as contribuições recebidas passarão por análise técnica e poderão subsidiar a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2027 (LDO), da 1ª Revisão do Plano Plurianual 2027–2029 (PPA) e da Lei Orçamentária Anual de 2027 (LOA).
Leia mais
MEC cria plataformas digitais para formação continuada de professores e gestores da educação
De turnês a plataformas digitais: músicos mais bem pagos de 2025 batem US$ 1,9 bilhão
De acordo com a Subsecretaria de Orçamento e Projetos da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), o principal objetivo da iniciativa é democratizar a definição de prioridades, aprimorar a qualidade do planejamento público, fortalecer a transparência e promover maior equidade na distribuição dos recursos. Em uma cidade com desafios nas áreas de infraestrutura, saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente e inclusão social, ouvir quem vive a realidade dos bairros contribui para um orçamento mais eficiente e socialmente justo.
Ao final do período de participação, a Prefeitura de Manaus reforça o convite para que a população participe ativamente do processo de construção das políticas públicas do município, destacando que o orçamento público é um instrumento da sociedade.






