Em reunião realizada nesta sexta-feira (1) com prefeito de Manaus e representantes do Ministério Público, procuradoria de Justiça e com o secretário de obras do município, para tratar da implantação da nova ciclovia da avenida Coronel Teixeira, zona Oeste da capital.
Leia mais:
Ministro convoca nova reunião entre União e Estados para acordo do ICMS
Mega Sena paga hoje prêmio de R$ 43 milhões
David Almeida se comprometeu, que até o final deste ano, a estrutura seja entregue para a população da capital amazonense.
“Estamos conversando com os órgãos fiscalizadores para discutir essa importante mudança que planejamos para a avenida Coronel Teixeira. A antiga gestão implantou uma ciclofaixa utilizando uma parte da pista, prejudicando o espaçamento das faixas para os veículos. Por isso, queremos resolver esse problema de uma vez só. Vamos construir uma ciclovia utilizando o espaço da calçada, garantindo segurança para os frequentadores e para os motoristas que terão mais espaço na via”,
Os problemas na ciclofaixa da Estrada da Ponta Negra foram noticiados ao Ministério Público em dezembro de 2020, ano de sua inauguração. Foram feitas inspeções no local e constatados problemas de estreitamento nas faixas de veículos.
Devido a falta de ciclofaixa em várias cidades, o número de acidentes graves envolvendo ciclistas aumentou no Brasil.
Em uma última pesquisa nacional realizada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) sobre acidente envolvendo ciclistas, consta que nos primeiros cinco meses de 2021 o sinistro cresceu 30% em relação ao mesmo período de 2020.
O representante do Pedala Manaus, Paulo Aguiar falou com exclusividade com nossa equipe da Tv-Rádio Onda Digital, sobre essa retomada do projeto da ciclofaixa. Segundo ele é importante a volta da ciclovia, mas criticou a prefeitura de Manaus por não pensar no ciclista.
“É muito importa o retorno da discussão sobre a cilofaixa, essa é uma pauta bem antiga dos ciclista. Projeto já teve idas e vindas. A prefeitura de Manaus ainda não entendeu que esse projeto é para beneficiar o ciclista e não o veículo, pois segundo sua nota ela não prioriza nosso transporte”, disse Aguiar.
Veja vídeo do representante do Pedala Manaus:
Veja foto reunião: