A Defesa Civil do Amazonas emitiu, neste domingo (27/4), um alerta para risco de inundações pelas chuvas em cinco municípios do interior do estado. Ipixuna, Itamaraty, Lábrea, Pauini e Eirunepé estão sob monitoramento, com previsão intensa até segunda-feira (28/4).
Veja:
De acordo com o órgão, os níveis dos rios Juruá e Purus continuam subindo. Em Ipixuna, o Juruá já atinge 12,33 metros; em Itamaraty, marca 20,71 metros. No Purus, o nível chegou a 20,65 metros em Lábrea e 23,18 metros em Pauini, ampliando o risco de transbordamento e afetando áreas ribeirinhas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também manteve o estado de atenção para o Amazonas, com previsão de até 50 mm de chuva por dia e ventos de até 60 km/h. Há risco de alagamentos, quedas de galhos de árvores e descargas elétricas.
“A Defesa Civil orienta que a população ribeirinha e de áreas de risco fique atenta às atualizações e acione os canais de emergência em caso de necessidade”, alerta o órgão.
Confira a previsão:
Leia mais:
VÍDEO: Chuvas provocam deslizamento de terra na orla do município de Borba (AM)
Ciclone extratropical se forma e coloca Sul do país em alerta; AM pode receber fortes chuvas
Manaus também sofre com os temporais
Manaus também tem sofrido com as chuvas. Na madrugada deste domingo (27/4), o temporal provocou alagamentos em diversas ruas da capital amazonense.
Uma das principais vias da cidade, a Avenida Brasil, localizada no bairro da Compensa, zona oeste, ficou inundada. Em outro bairro, um jacaré chegou a ser flagrado na rua que estava submersa.
Assista como ficou a Avenida Brasil:
Orientações paras as chuvas
Durante as chuvas, a Defesa Civil orienta que a população evite se abrigar sob árvores e mantenha distância de torres de transmissão e placas de propaganda.
Em casos de emergência, a recomendação é entrar em contato pelos números 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros)