Durante a noite de sábado (18/01) e a madrugada de domingo (19/01), forte chuva em Manaus causou alagamentos, erosões e deixou, pelos menos, 15 bairros sem energia. De acordo com a Prefeitura, mais de 20 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil do município.
A chuva durou cerca de três horas e causou muitos transtornos em vários bairros capital amazonense.
Um vídeo compartilhado por um motorista que passava pelo bairro São Lázaro, zona sul de Manaus, mostra as ruas alagadas. Nas imagens é possível perceber que a água subiu quase um metro em algumas residências.
Veja o vídeo:
Outros vídeos mostram o igarapé do passarinho, na zona norte de Manaus, transbordando e inundando as ruas próximas. Veja:
Saiba mais:
- Fortes chuvas vão atingir 20 estados nesta quarta-feira (8), diz Inmet
- Alerta de temporais: Inmet aponta fortes chuvas no Brasil
Defesa Civil atendeu mais de 20 ocorrências após chuva em Manaus
A Prefeitura de Manaus, por meio do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), realizou 21 atendimentos, em resposta à forte chuva em Manaus. As demandas foram recebidas pelo Disque 199, canal direto de comunicação com a Defesa Civil, que opera 24 horas por dia na sede do CCC.
As ocorrências foram prontamente encaminhadas para as equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), vinculada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg). As equipes atuaram rapidamente nas áreas mais afetadas, garantindo a segurança da população e reduzindo os impactos dos incidentes.
Entre os atendimentos estão:
- Sete deslizamentos de terra;
- Cinco alagações;
- Um desabamento de muro;
- Um tombamento de árvore;
- Duas erosões;
- Um risco de deslizamento;
- Um risco de desabamento na zona Norte;
- Um desabamento de calçada na zona Centro-Sul;
- Um tombamento de árvore e uma erosão na zona Leste.