O boto “Curumim”, que foi ferido no olho por um arpão há duas semanas, vai ser submetido à cirurgia para retirada de um pedaço da ponta da lança. A informação é do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio).
O animal apareceu com o ferimento na comunidade Santo Antônio, zona rural de Novo Airão (a 194,8 quilômetros de Manaus).
O ICMBio informou, em nota, que o boto está sob cuidados de uma equipe de veterinários do Inpa (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia) e que dá apoio a pesquisadores e especialistas parceiros para que o animal tenha a saúde recuperada “o mais breve possível”.
O local da cirurgia não foi informado. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia, Inpa, comunicou que o acompanhamento do boto é de responsabilidade do Instituto Chico Mendes.
Sobre o caso
A situação do animal veio à tona, após uma mulher, conhecida como “Marisa Botinho” usar as redes sociais lamentando o que aconteceu com “Curumim”, que apareceu com o ferimento no olho, no dia 18 de maio. A mulher relatou que o bico torto do animal também pode ser resultado de ataque de pescadores.
Leia mais:
VÍDEO: Boto rosa tem olho perfurado e moradores pedem ajuda
“Novo Airão-AM é conhecida internacionalmente pela sua interação com botos, e por mais que estejamos em um Parque Nacional ainda nos deparamos com a falta de humanidade de muitas pessoas, luta essa que a anos, por nós, tentamos a todo custo diminuir a matança dessa espécie e a desmitificar a cultura em torno do animal. E mesmo com muita luta e apoio, ainda acontece esse tipo de violência”, escreveu Marisa.