Partindo de Manaus nesta sexta-feira (10/05), uma equipe composta por 15 bombeiros e três viaturas está sendo enviada para prestar auxílio humanitário ao estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é prestar resgate das vítimas das chuvas intensas e enchentes do estado.
De acordo com o governador do Amazonas, Wilson Lima, a equipe também está levando uma estrutura e equipamentos de mergulho e salvamento.
“A gente vai pela BR-319, levando toda uma estrutura, como carros, equipamentos de mergulho e salvamento. A gente está trabalhando em um processo de autossuficiência, em que a gente chegue lá e não precise demandar outros recursos, como alimentação e água potável. A gente está levando tudo daqui e inclusive equipamentos para regaste”, explicou o governador.
Do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), a equipe será composta por dois mergulhadores, três guarda-vidas, dois especialistas em salvamento terrestres, um em desastres naturais, um em Atendimento Pré-Hospitalar e seis especialistas em resgate em estruturas colapsadas.
Leia mais:
Governo do AM lança Operação Viagem Segura: Mais de 25 mil pessoas devem viajar no feriado
Governo anuncia até 116 novos voos semanais para aeroportos regionais do RS e SC
Além dos bombeiros, também serão enviadas três viaturas. Os militares da corporação levarão kits de autossuficiência e equipamentos de proteção individual, fazendo a missão com recursos próprios do Governo do Amazonas.
O deslocamento da tropa será por balsa saindo de Manaus e, em virtude da dificuldade de acesso logístico às áreas atingidas, a previsão é que a viagem tenha duração de seis dias.