Bombeiros resgatam pintores intoxicados em caixa d’água no Tarumã

(Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) resgatou, nesta segunda-feira (29/9), dois homens que ficaram presos no alto de uma caixa d’água na Rua das Pedras, bairro Tarumã-Açu, zona Oeste de Manaus. As vítimas realizavam serviços de pintura quando sofreram intoxicação e desmaiaram dentro da estrutura.
Especialistas em salvamento em altura foram acionados e utilizaram técnicas verticais de içamento, multiplicação de força e contrapeso para chegar ao topo da caixa d’água. A equipe levou cilindros de oxigênio para acessar o local, onde os dois homens estavam inconscientes. O resgate foi feito com a técnica “bombeiro-vítima”, que permite uma descida controlada e segura.
Leia mais
VÍDEO: Dois bombeiros morrem durante incêndio em prédio no Japão
Vídeo: explosão após vazamento de gás deixa 12 mortos e mais de 250 intoxicados na Jordânia
Apesar do estado grave, as vítimas recuperaram a consciência logo após a retirada. Segundo o tenente Daniel Araújo, comandante do 6º Grupamento Bombeiro Militar, a situação era crítica.
“O contato maior das vítimas com o ambiente onde o oxigênio era baixo poderia levá-las a óbito”, alertou o oficial.
Os trabalhadores receberam Atendimento Pré-Hospitalar (APH) no local e foram encaminhados para unidades de saúde para avaliação médica.
A operação contou com oito militares, três viaturas do CBMAM e apoio de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
