As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Boi Bumbá Brilhante é o campeão do Festival Folclórico do Amazonas de 2025

Boi Bumbá Brilhante é o campeão do Festival Folclórico do Amazonas de 2025

(Foto: Aguilar Abecassis)

O Boi Bumbá Brilhante é o grande campeão da edição 2025 do Festival Folclórico do Amazonas, somando 339,3 pontos com a apresentação do tema “Terra-Folclore”. O tradicional evento é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Há mais de uma década o Brilhante não levava o troféu na Série Master A. A emoção tomou conta da presidente da agremiação, Djanne Senna, que celebrou o título com entusiasmo.

(Foto: Aguilar Abecassis)

“Tô muito, muito feliz. Principalmente porque a presidente, de fato, está acamada e queríamos muito dar essa vitória. Faz 11 anos que o Brilhante não ganha oficialmente na Série Master A. Então, estamos muito felizes!”, declarou.

O diretor artístico Sinny Lopes classificou o resultado como simbólico e transformador. “Hoje, a vitória não é só do Brilhante, é a vitória da disputa em si. É a prova de que qualquer boi que queira ser campeão, pode sim. Qualquer um dos seis bois pode se tornar um gigante”, afirmou.

Na segunda posição ficou o Boi Bumbá Tira Prosa, com 338,1 pontos, trazendo o tema “Amazônia Livre”. O terceiro lugar foi para o Boi Corre Campo, com 338 pontos, que encantou com o tema “Amazonidade”. Em seguida, vieram Garanhão (337,4 pontos) com “O Futuro é Ancestral”, Galante (336,7 pontos) com “Amazônia – Terra de Ajurí, Flautas e Maracás”, e Clamor de Um Povo (332,5 pontos), que apostou no misticismo dos pássaros como tema.


Leia mais

Incêndio em cemitério de Manaus foi causado por velas, aponta Semulp

Confira a data do lançamento do 27º Festival de Cirandas de Manacapuru, divulgada pelo Governo do Estado


A leitura das notas ocorreu na manhã desta segunda-feira (28/7), no auditório Gabriel Gentil, localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia. A cerimônia foi conduzida por José Luís, diretor de eventos da Secretaria de Cultura. Ele parabenizou todas as agremiações pela entrega em arena: “Quem foi ao Sambódromo e quem assistiu pela televisão, viu que foi realmente um belo espetáculo. Então, todos estão de parabéns”.

(Foto: Aguilar Abecassis)

A apuração dos outros 70 grupos folclóricos participantes do festival ocorre nesta terça-feira (29/7), a partir das 9h, no mesmo auditório. A expectativa é grande entre as demais categorias para conhecer os demais vencedores desta edição histórica.

Classificação Final – Série Master A

1º lugar: Boi Brilhante – 339,3 pontos

2º lugar: Boi Tira Prosa – 338,1 pontos

3º lugar: Boi Corre Campo – 338 pontos

4º lugar: Boi Garanhão – 337,4 pontos

5º lugar: Boi Galante – 336,7 pontos

6º lugar: Boi Clamor de Um Povo – 332,5 pontos