Bairros de Manaus, Parintins e Itacoatiara ficam sem energia durante apagão

Foto: Pixabay
Bairros de Manaus e os municípios de Parintins e Itacoatiara ficaram sem energia elétrica durante um apagão, por volta das 23h30 desta segunda-feira (13/10).
De acordo com a Amazonas Energia, ocorreu uma ‘perturbação’ no Sistema Interligado Nacional (SIN), interrompendo o fornecimento de energia. Ainda segundo a concessionária, às 00h25, o sistema foi restabelecido
Leia mais:
Águas de Manaus se pronuncia sobre apagão na cidade e diz que abastecimento foi afetado
Caminhonete atinge casas, derruba poste e causa apagão em bairro de Manaus; vídeo
Causa do apagão
A Amazonas Energia não informou quais bairros de Manaus e do interior foram afetados com a falta de energia elétrica devida à interrupção na subestação.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão ligado ao Governo Federal, disse que a falha foi causada por um incêndio em uma subestação no Paraná. Por meio de nota, confirmou a ocorrência no SIN, provocando a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga. O apagão afetou outros 12 estados do país.
Confira a nota na íntegra do ONS:
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirma que nesta terça-feira, 14 de outubro, às 0h32, houve uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) que provocou a interrupção de cerca de 10.000 MW de carga, afetando os quatro subsistemas: Sul, Sudeste/Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
A ocorrência teve início com um incêndio em um reator na Subestação de Bateias, no Paraná, desligando toda a subestação de 500 kV e ocasionando a abertura da interligação entre as duas regiões. No momento, a região Sul exportava cerca de 5.000 MW para o Sudeste/Centro-Oeste.
