As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Aterro Sanitário de Manaus produz energia limpa a partir de biogás

24/07/22 às 14:23h
Aterro Sanitário de Manaus produz energia limpa a partir de biogás

Atual aterro sanitário, controlado pela Prefeitura de Manaus, tem prazo de funcionamento até 2028 (Foto: Valdo Leão/Semcom)

O Aterro Sanitário, instalado no Km 19 da AM–010 (Manaus-Itacoatiara), produz energia limpa a partir da captação do biogás. O potencial elétrico estimado é de 10 megawatts, captado em forma de biometano, ou seja, para até 20 mil pessoas. O espaço é administrado pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp). Nos primeiros seis meses de 2022, o Aterro produziu 172,7 mil toneladas de biogás, uma média de 28, 7 mil toneladas por mês.

Atualmente, o espaço possui um gerador (projeto-piloto) que torna autossuficiente toda a operação do complexo. Além da produção de energia, a captação de biogás instalada no Aterro Sanitário de Manaus realiza a quebra das partículas do gás metano CH-4, gás este 21 vezes mais impactante no efeito estufa que o dióxido de carbono (CO²), obtendo, com isso, mais créditos de carbono para a prefeitura.

 

Leia mais:

Casal encontra pedaço de lixo espacial em terreno no sul do Paraná

 

Prefeitura de Manaus entrega coletor flutuante e lança projeto “Gari Comunitário Fluvial”

 

 

“Hoje estamos explorando a nossa captação para do gás que vem por meio do lixo, que é o gás metano, fazendo a transformação para biogás. Hoje, o nosso aterro é autossustentável, a energia que produzimos aqui é a biogás. Isso contribui muito com a prefeitura na diminuição de custo”, explicou o gerente do Aterro Sanitário de Manaus, Fábio Barroso.

De acordo com o gerente, o potencial de energia da usina de biogás do Aterro Sanitário seria suficiente para abastecer grande parte da estrutura predial de toda a Prefeitura de Manaus. Pelas tubulações em Pead da usina de biogás correm, aproximadamente, 6 mil metros cúbicos por hora de biogás.

Mantida pela Prefeitura de Manaus desde 2008, a queima limpa de gases de efeito estufa, feita no Aterro Sanitário, elimina 40 mil toneladas de biogás por mês, gerando créditos de carbono ao município.

 

Via assessoria

Aterro Sanitário de Manaus produz energia limpa a partir de biogás - Rede Onda Digital