A direção da Conmebol deu parecer positivo à realização de jogos da seleção brasileira no Mangueirão, em Belém, e na Arena da Amazônia, em Manaus. Ambos os estádios estão cotados para receber partidas do Brasil ainda este ano, válidas pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.
A Conmebol fez vistorias recentes às duas arenas no mês de junho, e ambas foram aprovadas. A Conmebol deve divulgar em breve a tabela detalhada, com datas e horários, da primeira rodada das Eliminatórias, que será na Data Fifa de setembro, entre os dias 4 e 12.
A direção da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) pretende otimizar a logística da seleção nas Eliminatórias, evitando deslocamentos longos entre as duas partidas de cada janela. Por isso, o Norte e o Nordeste podem receber jogos do Brasil quando o calendário apontar que o jogo como visitante ocorra no norte do continente, privilegiando viagens mais curtas.
Leia mais:
Fernando Diniz será o técnico interino da Seleção até a chegada de Ancelotti
Seleção feminina goleia Chile em último compromisso antes da Copa do Mundo
Segundo informações colhidas pela imprensa, o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), conversa diretamente com o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues, para que o reformado Mangueirão receba uma das três partidas que a Seleção fará como mandante pelas Eliminatórias em 2023.
Há a possibilidade de que a estreia, contra a Bolívia, seja em Belém, no dia 7 de setembro, feriado nacional da Independência. Este será o primeiro jogo do técnico Fernando Diniz, que comandará a seleção enquanto a CBF espera pelo italiano Carlo Ancelotti.
Já no Amazonas, a Arena da Amazônia seria candidata para o jogo contra a Argentina, provavelmente entre 13 e 21 de novembro.
Para esse jogo no Amazonas, a CBF já teria veiculado o desejo de que a equipe nacional entrasse em campo com o uniforme todo verde, como parte de uma campanha de combate ao desmatamento na Amazônia.
Nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, o Brasil fez nove partidas como mandante, a maioria no Sul e Sudeste. Um dos jogos foi na Arena da Amazônia, a partida entre Brasil e Uruguai, em outubro de 2021 – a seleção brasileira ganhou por 4 a 1.