Um vídeo mostrando uma fila gigantesca, do lado de fora do Hospital Delphina Aziz, viralizou nas redes sociais na manhã desta sexta-feira (9). Após o fato, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), se pronunciou por meio de nota e informou que o atendimento na unidade, localizado na Avenida Torquato Tapajós, na zona norte de Manaus, voltou à normalidade
O secretário de Saúde do Amazonas, Anoar Samad, explicou que o que provocou uma fila com centenas de pessoas o Hospital Delphina Aziz foi uma estratégia usada para reduzir as faltas dos pacientes acabou agendando várias consultas para o mesmo dia. Porque conforme o secretario, após notar o aumento das faltas, a direção do Delphina Aziz adotou uma série de iniciativas para combater as ausências. Como o número de faltas foi alto em maio, o hospital ampliou a oferta de marcações em 48% agora em junho.
Conforme nota divulgada pela SES-AM a unidade de saúde também estendeu o prazo para atendimento em até 15 dias em caso de falta do paciente à consulta; ampliação das marcações; ampliação das ofertas de serviços, entre outros.
Entenda
Hoje pela manhã (9), funcionários e pacientes do Hospital Delphina Aziz foram pegos de surpresa, após ter se formado uma fila gigantesca no lado de fora da unidade. De acordo com informações repassadas por pacientes, a fila se formou por volta das 5h30 da manhã e iniciou na recepção do Delphina, chegando até a Avenida Torquato Tapajós. Ainda conforme informações, aproximadamente mil pessoas aguardavam na fila para atendimento.
Após um vídeo ser divulgado nas redes sociais mostrando uma fila quilométricas no Hospital Delphina Aziz repercutir na manhã desta sexta-feira (9), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) se pronunciou por meio de nota e informou que o atendimento na unidade, localizado na Avenida Torquato Tapajós, na zona norte de Manaus, voltou à normalidade.
De acordo com o Secretário de Saúde, Anoar Samad, diariamente, o hospital atende, em média, 600 pessoas. E neste mês de junho, em virtude do elevado índice de ausências, o hospital ampliou as oferta de marcações em 48%, tomando como base as faltas registradas no mês anterior. O secretario informou ainda que a unidade de saúde, que é referência de atendimento assistencial e que segue trabalhando para melhorar cada vez mais os fluxos e o atendimento à população.
Conforme nota divulgada pela SES-AM a unidade de saúde também estendeu o prazo para atendimento em até 15 dias em caso de falta do paciente à consulta; ampliação das marcações; ampliação das ofertas de serviços, entre outros. A secretaria destacou que, diariamente, o Delphina Aziz atende, em média, 600 pessoas e que, na guia de agendamento de consulta ambulatorial, o paciente é informado sobre a hora do atendimento. “Não havendo necessidade de chegar à unidade com muita antecedência”, enfatizou.
Entenda
Hoje pela manhã (9) o funcionários e pacientes do Hospital Delphina Aziz foram pegos de surpresa, após ter se formado uma fila quilométrica no lado de fora da unidade. De acordo com informações dos pacientes, a fila se formou por volta das 5h30 da manhã e iniciou na recepção do Delphina, chegando até a Avenida Torquato Tapajós. Ainda conforme informações, aproximadamente mil pessoas aguardavam na fila para atendimento.
Vale lembrar que os agendamentos para diferentes especialistas são marcados pelo Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), mas precisam ser confirmado pelo hospital.