Figura emblemática do Amazonas FC, o diretor de patrimônio e um dos fundadores do clube, Milton Rogério Moreira Pinto, conhecido popularmente como Xuxa, foi afastado de suas funções como dirigente por tempo indeterminado, após chamar a equipe do Paysandu de “mucura”. A fala foi registrada e divulgada por meio de vídeo nas redes sociais, após a vitória do Amazonas por 1 a 0 sobre o Santos, na tarde do último sábado (12/05), pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro Série B.
O termo é usado de forma pejorativa pela torcida rival do time paraense que tem a figura de um lobo como mascote. Por conta disso, o clube divulgou uma nota, na manhã deste domingo (12/05), informando o afastamento do dirigente-torcedor.
“O Amazonas FC informa que, após tomar conhecimento de um vídeo que circula nas redes sociais, decidiu afastar por tempo indeterminado diretor do clube de suas funções administrativas, por conta de suas manifestações”, diz trecho da nota.
Ainda no texto, o clube declara que “entende a euforia do torcedor após a vitória sobre uma das principais equipes do país, mas ressalta que não compactua com a postura do dirigente. Respeito ao adversário é um de nossos principais valores e prezamos por isso”.
📌Após chamar rival de “mucura”, Xuxa é afastado da diretoria do Amazonas FC por tempo indeterminado pic.twitter.com/sf91oyDJY8
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) May 12, 2024
Leia mais:
Série B: Amazonas vence líder Santos, por 1 a 0, na Arena da Amazônia, e deixa zona de rebaixamento
Só agora?
Em 2023, na disputa do quadrangular da Série C, após vitória, de virada, do Amazonas sobre o Paysandu por 2 a 1, dentro do Mangueirão, em Belém, Xuxa também provocou o rival: “A Onça veio e pegou a mucura”. Na ocasião, o dirigente não foi punido.
“Fui nas Docas e iria ter festa. O Volta Redonda empatou e tiraram todos os fogos que iriam soltar lá e vieram soltar aqui na frente do nosso hotel, que coisa linda! É o Círio! É o Círio! Queriam acordar os nossos jogadores. Excelente! Vocês não sabem que a Onça estava dormindo. Vocês acordaram a Onça, a Onça veio e pegou a mucura. Respeita a Onça-pintada! Respeita a Onça-pintada! Nunca mais acorda a Onça. Olha a Onça!”, brincou o dirigente.
“Não estava sabendo”
Em contato com a reportagem da Rede Onda Digital, o dirigente disse que tomou conhecimento do afastamento pela imprensa. “Não estava sabendo. Fui sabendo agora. Vou conversar com a diretoria ainda”, declarou.