Com um sonho e na bagagem muita cultura sobre os povos e etnias do Amazonas, Fabrícío Santana embarcou para o Rio de Janeiro em busca do Mister Brasil Tur Model 2024, que aconteceu na quinta-feira (8/08) e trouxe a faixa para o estado.
O concurso aconteceu de 5 a 9 de Agosto e foi realizado no Castelo Itaipava em Petropolis, no estado de Rio de Janeiro.
Mister Brasil Turismo ou popularmente conhecido como Mister Brasil Tur é um concurso de beleza masculino realizado anualmente no Brasil, que visa eleger dentre os respectivos representantes estaduais e de nichos turísticos, o melhor que desempenhe um papel social e educacional na sociedade, promovendo sempre o turismo.
Em sua apresentação, na prova de cultura, Fabricio Santana levou suas vestimentas feitas de algodão produzida por indígenas da etnia Mura. O traje cheio de significados e simbolismo trouxe várias referências como o desenho que representa a jibóia e tem como significado a prosperidade.
Leia mais:
Dia Internacional dos Povos Indígenas: Governo do Amazonas celebra Sabedoria Ancestral
Desmatamento cai 46,9% no Amazonas em um ano, aponta INPE
Em sua cabeça, formando um cocar, penas do gavião real que pode chegar até dois metros e ver toda a floresta de cima além de representar a transcendência dos pajés ao mundo dos espíritos e a justiça e ética. Além disso, sua presença é considerada como um presságio de sorte e prosperidade.

Traje: Leandro Freire
Fabrício disse à Rede Onda Digital que teve foco os trajes que para ele foi muito importante e que foi destaque na encenação teatral indígena.
“Eu fui muito focado nos meus trajes, sabe? Eu foco muito nos meus trajes e eu posso dizer que em todas as minhas provas de trajes eu arrasei e levei os melhores, em fantasia típica, fashion Show, na elegante man, e meu terno de vitória foi diferente, brilhava. E eu apresentei uma encenação teatral indígena e foi muito aplaudida”, disse o Mister.
Veja um pouco da apresentação