Foram divulgados nesta terça, 16/1, os resultados do do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2023. Candidatos já podem fazer a verificação dos seus resultados individuais acessando a Página do Participante, do Inep.
Junto com os desempenhos individuais, também houve a divulgação dos dados gerais. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), 60 candidatos conseguiram tirar nota máxima, mil, na redação – destes, apenas quatro foram alunos da rede pública de ensino.
O tema da redação de 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
Leia mais:
Resultados do Enem: 60 redações tiraram nota mil; exame cresceu em 2023
Governo pretende realizar “Enem dos Concursos” a cada dois anos, diz ministra
Os quatro estudantes da rede pública de ensino que alcançaram a nota mil na redação do Enem são do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.
Já dentre os estados que apresentaram candidatos com redações nota mil, aparece o Amazonas, com uma aprovação. Os estados que mais apresentaram redações nota mil foram São Paulo e Rio de Janeiro, com 7 cada uma.
Confira a distribuição completa de estados com redações nota mil no Enem 2023:
- São Paulo – 7
- Rio de Janeiro – 7
- Rio Grande do Sul – 6
- Rio Grande do Norte – 6
- Bahia – 4
- Ceará – 4
- Goiás – 4
- Pará – 3
- Sergipe – 3
- Espírito Santo – 2
- Minas Gerais – 2
- Pernambuco – 2
- Amazonas – 1
- Distrito Federal – 1
- Santa Catarina – 1
- Tocantins – 1
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Como conferir o resultado do Enem 2023
Para conferir as notas, os estudantes devem acessar a Página do Participante até que seu boletim de desempenho seja exibido. O acesso é feito com o login único da plataforma gov.br, seguido do CPF e da opção ‘Avançar’.
A nota dos treineiros estará disponível apenas em março. Se houver esquecimento de senha, é possível recuperá-la clicando em ‘Esqueci minha senha’, escolhendo uma forma de recuperação e gerando a nova senha.
Com informações de Guia do Estudante.