As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Amazonas reduz mortes no trânsito e lidera ranking nacional em 2025

Em 2025, o Estado alcançou a taxa de 4,12 mortes no trânsito por 100 mil habitantes, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública
31/01/26 às 13:33h
Amazonas reduz mortes no trânsito e lidera ranking nacional em 2025

FOTO: Divulgação/Detran-AM

O Amazonas alcançou, em 2025, a menor taxa de mortes no trânsito entre as 27 Unidades da Federação. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o estado registrou 4,12 óbitos a cada 100 mil habitantes, liderando o ranking nacional de segurança viária.

Além do melhor índice proporcional do país, o Amazonas também apresentou uma redução significativa no número absoluto de mortes no trânsito. Entre 2024 e 2025, a queda foi de 32%, conforme o Painel de Indicadores Estatísticos do MJSP, que integra os Dados Nacionais de Segurança Pública. Em 2024, foram contabilizadas 261 mortes; em 2025, esse número caiu para 178.

O diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), David Fernandes, destaca que os resultados refletem o trabalho contínuo desenvolvido pelo Governo do Estado para preservar vidas.

“O Amazonas não apenas conquistou a menor taxa de mortes no trânsito do Brasil em 2025, como também reduziu de forma expressiva o número de óbitos em todo o estado. Esses dados demonstram que as políticas públicas adotadas estão no caminho certo”, afirmou.


Leia mais:

Caminhão desgovernado atinge carros e motocicletas e trava trânsito na avenida Efigênio Salles

Veja onde estão os novos radares de Manaus: 34 equipamentos entram em operação a partir de 1º de fevereiro


Segundo Fernandes, os avanços são resultado de um conjunto de ações permanentes do Detran-AM voltadas à segurança viária, como campanhas educativas, operações de fiscalização, atividades de conscientização e cursos gratuitos oferecidos pela Escola Pública de Trânsito do Amazonas (Eptran), considerada a maior do país.

“Esses números são reflexo do esforço coletivo para salvar vidas. Cada cidadão também tem um papel fundamental nesse processo. Fazer a sua parte é essencial para continuarmos reduzindo ainda mais esses índices”, concluiu o diretor-presidente.