Amazonas mantém serviços essenciais durante feriado de Ano Novo

(Foto: Divulgação)
Os serviços essenciais das repartições públicas estaduais serão mantidos durante os pontos facultativos e o feriado de Ano Novo. Na véspera, quarta-feira (31/12), o expediente encerrou às 12h; na quinta-feira (1º/01), feriado de Ano Novo, e na sexta-feira (2/01), o funcionamento ocorre conforme decreto estadual.
A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) mantém os serviços essenciais durante o feriado prolongado, com a continuidade dos atendimentos do Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem), no bairro Parque 10, zona centro-sul, e da Casa Abrigo, que funcionam normalmente em regime de 24 horas.
As unidades de Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) São José, Via Norte, Sumaúma, Compensa, Alvorada, Leste, Parque 10 e Studio 5 funcionaram nesta quarta-feira (31) até as 12h. Todos os atendimentos retornam normalmente no dia 5 de janeiro (segunda-feira).
A Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) informa que, na quinta-feira (1º), as cozinhas e restaurantes populares do programa Prato Cheio não funcionarão. As atividades retornam normalmente na sexta-feira (2/01).
Leia mais:
Decoração de Ano Novo: dicas simples para deixar o Réveillon bonito e inesquecível
Matrículas 2026: Prefeitura de Manaus publica edital para vagas em creches
Segurança
Haverá um esquema integrado dos órgãos estaduais para as festividades de fim de ano na capital e no interior, com foco na segurança e na prestação de serviços durante a virada para 2026.
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) reforça a segurança durante as festas de Réveillon com o emprego de 37 policiais civis, nos dias 30 e 31 de dezembro. As equipes estarão presentes na Ponta Negra, por meio da Delegacia Móvel, além de integrar o efetivo do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).
A Base Virtual e as centrais de flagrante também estarão à disposição da população para atendimento e registro de ocorrências. Os 1º, 6º, 14º e 19º Distritos Integrados de Polícia (DIPs) funcionarão em regime de plantão 24 horas, assim como as Delegacias Especializadas em Crimes contra a Mulher (DECCM) zona centro-sul, Plantão de Vulneráveis (PLV), Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), Apuração de Atos Infracionais (Deaai) e Homicídios e Sequestros (DEHS).
As unidades especializadas em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), Roubos e Furtos de Veículos (DERFV) e Crimes Contra o Turista (DECCT) funcionarão no mesmo regime, apenas para registro de ocorrências relacionadas às suas áreas. As ocorrências também podem ser registradas pela Delegacia Virtual, no endereço: delegaciavirtual.sinesp.gov.br/portal/.
Os demais DIPs e delegacias especializadas retomam as atividades no próximo dia útil.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) mantém o policiamento ostensivo regular em toda a capital. Em casos de emergência, a população pode acionar os números 190 e 181. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) também permanece de prontidão, com acionamento pelo 193.
Durante a Operação Réveillon, a PMAM contará com reforço de 1.404 policiais militares nos dias 30 e 31 de dezembro, distribuídos em pontos estratégicos e eventos de grande concentração de público, como o Réveillon da Ponta Negra, Alameda Alphaville, Orla do Amarelinho, Educandos, Colônia Antônio Aleixo e as celebrações de Iemanjá.
O CBMAM atua na Operação Réveillon entre os dias 31 de dezembro de 2025 e 1º de janeiro de 2026, com 280 bombeiros militares na capital e no interior. Ao todo, 45 viaturas serão utilizadas, incluindo unidades de resgate, auto bomba tanque, auto tanque florestal, quadriciclos, motos aquáticas e lancha.
Saúde
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que as 25 unidades de urgência e emergência da rede estadual funcionarão normalmente, em regime de plantão 24 horas, durante o feriado de Ano Novo e o ponto facultativo de 2 de janeiro de 2026. O atendimento segue regular nos prontos-socorros adultos e infantis, SPAs, UPAs, maternidades estaduais e no Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
No interior, os hospitais dos 61 municípios operam em plantão 24 horas, com apoio da logística de UTI aérea da SES-AM, caso haja necessidade de transferências emergenciais para a capital. A frota de ambulâncias terrestres permanece disponível em todo o estado.
A população também conta com atendimento médico por meio do aplicativo Saúde AM Digital, que oferece consultas com clínico geral para casos de menor gravidade. O serviço funciona 24 horas por dia e permite atendimento direto pelo celular, após triagem inicial.
Abastecimento garantido
A Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) realizou visitas técnicas às unidades de urgência e emergência e elaborou um plano de contingência para garantir o abastecimento de insumos e medicamentos durante o feriado.
Unidades ambulatoriais e fundações
Os atendimentos ambulatoriais agendados em Caics, Caimis e policlínicas funcionam até o meio-dia de quarta-feira (31/12) e retornam na segunda-feira (05/01). As fundações de saúde mantêm os atendimentos de urgência, emergência e internação em regime de plantão, com ajustes nos serviços ambulatoriais conforme decreto.
Trânsito, educação e cultura
O Detran-AM funciona até as 12h do dia 31 de dezembro, sem atendimento nos dias 1º e 2 de janeiro, retomando no dia 5. Na educação, não haverá aulas nem expediente administrativo nos dias 31/12, 1º e 2/01, com retorno em 5 de janeiro.
Os espaços culturais administrados pelo Estado funcionam em horários diferenciados até o dia 4 de janeiro de 2026, com suspensão parcial das visitas nos dias 31 de dezembro, 1º e 2 de janeiro, conforme a programação de cada local.





