O Amazonas deve iniciar a campanha de vacinação contra a Poliomielite, a paralisia infantil, no dia 27 de maio, informou a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP). As Secretarias Municipais de Saúde vão coordenar a operação da vacinação.
Nesta campanha de 2024, o público-alvo inclui crianças menores de 5 anos, sendo que as crianças menores de 1 ano serão vacinadas com a vacina inativada poliomielite (VIP) e as crianças de 1 a 4 anos receberão a vacina oral poliomielite (VOP), desde que já tenham completado o esquema primário com VIP.
Ainda segundo a fundação, a campanha no Amazonas vai de 27 a maio a 14 de junho. Já o dia “D” de divulgação e mobilização nacional está agendado para 8 de junho.
Leia mais:
Vacina contra a dengue usada no Brasil é pré-qualificada pela OMS
Mulher é presa por desviar mais de R$ 11 mil de vacinação no Amazonas
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da vacinação:
“Esta é uma oportunidade importante para proteger nossas crianças. Temos um histórico de coberturas vacinais que precisam ser ainda mais fortalecidas. Com a campanha, visamos ampliar essas coberturas e aumentar a proteção contra a poliomielite”.
A poliomielite, comumente conhecida como paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda, causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos através do contato direto com fezes e secreções. Os sintomas incluem febre, mal-estar, dores no corpo, vômitos, diarreia e, em casos graves, paralisias musculares, principalmente, nos membros inferiores. Não há cura, e a vacinação é a única forma eficaz de prevenção da doença.
Segundo a FVS-RCP, o Amazonas tem mostrado um progresso consistente na cobertura vacinal contra a poliomielite nos últimos anos: em 2023, a cobertura chegou a 82,83% do público.