Nesta última semana, os gestores municipais de Defesa Civil conheceram o Sistema de Proteção e Defesa Civil (Sispdec). A ferramenta foi desenvolvida para auxiliar na comunicação entre os municípios do interior e da capital, além de otimizar a gestão de possíveis crises relacionadas a desastres naturais.
“O aplicativo foi pensado para facilitar o dia a dia dos agentes da Defesa Civil. Através do celular, mesmo sem internet, esses agentes agora conseguem conduzir integralmente a gestão de riscos e desastres, realizando o lançamento de informações, fotos e registros necessários. Além disso a Defesa Civil do Estado tem acesso a esses dados de forma mais rápida”, disse Mirlene Souza, chefe do Departamento de Tecnologia da Defesa Civil do Amazonas.
Na ocasião, o Estado recebeu um prognóstico hidroclimatológico para os próximos meses dos municípios de São Gabriel da Cachoeira, Envira, Ipixuna, Boa Vista do Ramos, Parintins, Amaturá, Coari e Novo Airão.
Segundo a assessoria, representantes destes municípios receberam instruções sobre a elaboração e implementação de planos de contingência.
*Com informações da assessoria