Alerta ao amazonenses! Nessa quarta-feira (26), o Amazonas entrou novamente na fase vermelha (risco alto) na transmissão de Covid-19.
De acordo com os dados da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), a taxa atingiu 2,04 na quarta, o que significa que 100 infectados podem transmitir o vírus para outras 204 pessoas.
Veja também:
Amazonas registra mais de 6 mil novos casos de Covid-19
Amazonas atinge marca de 500 mil no total de casos pela covid-19
Conforme o levantamento feito pela FVS-RCP, a média móvel de casos de Covid-19 por dia de diagnóstico, no período entre 1º e 25 de janeiro, apresentou uma alta de 582% nos últimos 14 dias. E nos últimos 7 dias, foi de 74% no Amazonas.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, alerta a população para que redobre os cuidados e medidas de prevenção ao novo coronavírus, uma vez que a capacidade de transmissão da variante Ômicron é mais alta.
“Por conta do perfil da Ômicron, que é de alta transmissibilidade, nós precisamos nos prevenir, não deixando de usar máscara e álcool gel, mantendo o distanciamento e, sobretudo, com a vacinação, porque é a arma mais poderosa contra a Covid. Para diminuir o risco de agravar e morrer, tem que vacinar”, disse.
Lembrando que, o governo do Amazonas determinou a suspensão de qualquer tipo de eventos com vendas de ingressos em todo o estado, como medida de prevenção. Além disso, a Prefeitura de Manaus suspendeu os blocos de ruas, festas e eventos de carnaval na cidade.