As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2
Amazonas vai receber 27 unidades móveis odontológicas em ação com o Governo Federal

Amazonas vai receber 27 unidades móveis odontológicas em ação com o Governo Federal

Região Norte só ficará atrás do Nordeste na quantidade de unidades odontológicas recebidas.

Nesta quinta (21/8), aconteceu em São Paulo cerimônia de entrega de novas unidades móveis odontológicas, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Saúde Alexandre Padilha. 400 veículos serão distribuídos, com 27 deles sendo enviados para o Amazonas.

Os veículos são financiados pelo Novo PAC Saúde, com investimento de R$ 152 milhões. Segundo o Ministério da Saúde, a iniciativa deve beneficiar cerca de 1,4 milhão de pessoas em todo o Brasil, especialmente populações em áreas de difícil acesso.

Ao todo, a região Norte vai receber 95 unidades, ficando atrás apenas do Nordeste, que vai receber 207. No restante do país, a distribuição será de 45 para o Sudeste, 32 para o Centro-Oeste e 21 para o Sul. Até 2026, a previsão é que o número total chegue a 800 UOMs (Unidades Odontológicas Móveis).


Leia mais:

Tadeu de Souza usa tom firme sobre participação na COP30: “Brasil e o mundo precisam parar de olhar o Amazonas por cima, temos que ser vistos de frente”

CNH sem autoescola: o que prevê o projeto do governo para baratear a habilitação


Veja a relação dos estados do Norte que serão contemplados:

  • Amazonas: 27
  • Pará: 43
  • Acre: 5
  • Amapá: 5
  • Rondônia: 5
  • Roraima: 5
  • Tocantins: 5

As UOMs podem oferecer desde atendimentos de rotina até procedimentos especializados, como tratamento de canal e próteses dentárias. As equipes que as operam são formadas por dentistas e técnicos em saúde bucal, autorizados pelo Ministério da Saúde.

Cada veículo tem cadeira odontológica completa, aparelho de raio-x, ar-condicionado, gerador de energia e outros equipamentos necessários para o atendimento.

*Com informações de G1 e Agência Brasil