Mais de 550 alunos da rede pública se formam em Informática e Mecatrônica na Fundação Matias Machline

Foto: Divulgação
A solenidade de colação de grau de alunos do ensino médio técnico da Fundação Matias Machline (FMM), nos cursos de Informática e Mecatrônica marcou a formatura de 557 estudantes, sendo 319 oriundos da rede pública estadual de ensino, beneficiados por meio de convênio firmado em 2023 entre o Governo do Amazonas e a fundação.
Durante a solenidade, o governador Wilson Lima destacou o impacto do convênio na transformação de vidas por meio da educação pública de qualidade.
“Essa é uma política que a gente toca de forma muito segura, porque estamos pavimentando um caminho para o futuro. O ensino técnico abre portas, amplia horizontes e prepara o aluno para a vida real, para o dia a dia. Vocês venceram mais uma etapa e estão preparados para enfrentar o futuro”, afirmou o governador.
A iniciativa representa um marco na política de ampliação do acesso à educação profissional no Amazonas. Para os 36 meses de formação dos estudantes, o investimento do Estado ultrapassou R$ 24 milhões, contemplando alimentação, fardamento, livros didáticos e todos os serviços educacionais ofertados aos alunos. O governador Wilson Lima e o vice-governador Tadeu de Souza foram homenageados durante a cerimônia.

Leia mais
Alimentos orgânicos e sem agrotóxicos podem ganhar prioridade na merenda escolar
Dia internacional da Educação: Relembre filmes inesquecíveis sobre educadores e o papel da escola
Tadeu de Souza ressaltou o alcance social da parceria e compartilhou sua trajetória pessoal com a Fundação Matias Machline. Ele ingressou na instituição em 1988, aos 15 anos, para cursar o ensino médio integrado ao curso técnico em Eletrônica, em regime de tempo integral, sendo um dos poucos alunos oriundos da rede pública estadual aprovados naquele período. A formação técnica proporcionou sua inserção no mercado de trabalho, com o primeiro emprego no Polo Industrial de Manaus (PIM).
“Talvez, para mim e para minha família tenha sido a primeira oportunidade de ver o mundo com outras cores. A educação de tempo integral transformou a minha vida e abriu portas. Estar aqui hoje, celebrando com os formandos e suas famílias, é um momento de muita emoção. Quero parabenizar o governador Wilson Lima por, desde 2023, iniciar essa parceria”, afirmou.

Os resultados do projeto reforçam a efetividade da política educacional estabelecida pelo Governo do Amazonas. Entre os estudantes beneficiados pela parceria, foram registradas 326 aprovações em universidades públicas federais e estaduais, como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e de instituições de outros estados. Dentre as aprovações, destacam-se oito em Medicina, 18 em Direito e 117 em cursos de Engenharia.
Para os formandos, o momento é de celebração e novos sonhos. O aluno Adriel Pontes, formado em Mecatrônica, afirmou que a experiência ampliou suas perspectivas acadêmicas e profissionais. “Não só para mim, mas para vários outros alunos, essa oportunidade abriu muitas portas, tanto para a universidade quanto para o mercado técnico”, destacou. Adriel conquistou o primeiro lugar no curso de Direito da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Continuidade do projeto
A formatura da primeira turma oriunda do convênio consolida uma iniciativa que segue em expansão em 2026. No último dia 15 de janeiro, o governador Wilson Lima anunciou o lançamento de um novo edital com 322 vagas para estudantes da rede pública estadual, com formação técnica integrada ao ensino médio nos cursos de Informática e Mecatrônica.
O cronograma prevê a divulgação do resultado final no dia 2 de fevereiro, com matrículas presenciais nos dias 3 e 4 de fevereiro, na sede da Fundação Matias Machline. As aulas estão previstas para iniciar no dia 5 de fevereiro.






