As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Aleam inaugura um dos maiores centros de atendimento a pessoas com TEA do país

A cerimônia contou com a presença de mães e pais atípicos
03/12/25 às 13:22h
Aleam inaugura um dos maiores centros de atendimento a pessoas com TEA do país

(Foto: Herick Pereira)

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) abriu nessa terça-feira (2/12) o Centro de Inclusão Sensorial Dr. Hamilton Cidade, um novo espaço voltado ao atendimento especializado de crianças e adolescentes com TEA, TDAH, Síndrome de Down e outros transtornos neurodivergentes. A iniciativa é liderada pelo presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (UB), que também é pai atípico e defende políticas públicas voltadas ao acolhimento desse público.

Durante a cerimônia, o presidente destacou a relevância social da iniciativa.

“É dessa forma que a gente faz política. Cuidando das pessoas. Pensando nas pessoas que mais precisam.”, afirmou, lembrando que o centro tem capacidade inicial para atender 250 crianças por dia, priorizando os filhos de servidores, mas também abrindo vagas ao público externo, conforme previsto em lei. Segundo ele, os atendimentos começam ainda em dezembro, com expansão programada para o próximo ano.

O centro também oferecerá suporte emocional a familiares, que muitas vezes enfrentam dificuldades no cotidiano de cuidados.

A inauguração consolida um marco para a Aleam, que se torna a segunda Casa Legislativa do país a disponibilizar atendimento especializado a pessoas neurodivergentes. “A primeira a ter um centro desse é o Estado do Ceará, mas o nosso é o melhor”, declarou.

O parlamentar classificou a Aleam como a casa legislativa “mais inclusiva do país”, ressaltando o trabalho conjunto das equipes de saúde e da direção-geral. A cerimônia contou com a presença de mães e pais atípicos, parlamentares e familiares do médico Hamilton Cidade, que dá nome ao centro.


Leia mais:

Análise de Mandato: Na Aleam, Thiago Abrahim acumula 791 matérias, sendo 673 requerimentos

Homem é preso após atacar e enforcar mulher no meio da rua em São Paulo


Serviços

Com estrutura para atender crianças de 1 a 14 anos, o Centro de Inclusão Sensorial reúne 22 profissionais em diversas áreas, incluindo atendimento médico, nutrição, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia e odontologia. O espaço conta ainda com brinquedos sensoriais, tatames, tapetes e ambientes que simulam atividades do cotidiano, além do apoio do Complexo de Esportes e Lazer da Casa, que oferecerá atividades psicomotoras na quadra e na piscina aquecida.

O centro homenageia o médico pediatra, ex-deputado e radialista Hamilton Maia Cidade, que integrou a 11ª Legislatura (1987–1990).

Dados
De acordo com o Censo 2022, o Amazonas registra 43.983 pessoas diagnosticadas com autismo, 27.636 somente em Manaus, equivalente a 1,3% da população da capital. A maior concentração está entre crianças de 5 a 9 anos. O levantamento aponta maior prevalência entre homens (1,4%) do que entre mulheres (0,8%), e índices mais altos entre pessoas brancas (1,5%) e mais baixos entre indígenas (0,7%).