O Castramóvel estará disponível na 17ª edição do Governo Presente, que acontece no dia no 19 de outubro, no Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Dariana Zuleica Correa Lopes, localizado na Rua Grajaúna, no Monte Horebe, zona Norte de Manaus.
Os serviços oferecidos pela Sema no Castramóvel, porém, estarão disponíveis em dois dias, na sexta-feira (18/10) e no sábado (19/10).
Para garantir a castração solidária, é preciso fazer o agendamento prévio para a cirurgia, nesta quinta-feira (17/10), de 9h às 14h, no mesmo endereço. Para tanto, serão disponibilizadas 200 senhas. As castrações acontecem entre sexta-feira (18/10) e sábado (19/10). Também no sábado, outras 150 senhas serão distribuídas para agendar a castração ao longo da semana.
Leia mais
Menina de 12 anos morre após ataque de 15 cães de rua na Rússia
Campanha de vacinação de cães e gatos contra raiva começa hoje em Manaus
Para garantir a vacinação antiviral, não é necessário agendar. Basta o tutor comparecer com o animal no sábado (19/10), dia da ação, no Ceti. Ao todo, 150 doses de vacina devem ser disponibilizadas. Para vacinar, o pet precisa estar saudável.
“Levar o Castramóvel ao Governo Presente é democratizar o acesso à castração e resguardar problemas de saúde dos animais, conforme a Política de Bem-Estar Animal do Amazonas. O Governo Presente tem sido um espaço de grande sucesso para garantir a qualidade de vida dos animais de estimação em todas as zonas de Manaus”, disse o secretário de Estado de Meio Ambiente, Eduardo Taveira.
Informações sobre a castração
Para o agendamento, não é necessário levar o animal. É preciso que o tutor seja maior de idade e apresente RG, CPF, além de uma foto do animal. Na ocasião, haverá entrega de senhas e o agendamento será por ordem de chegada.
No dia da castração, serão atendidos primeiro os animais cujos tutores atendem a prioridades garantidas por Lei e, em seguida, os felinos, devido ao tempo de anestesia. Por fim, será a vez dos cães realizarem o procedimento.
Para a castração, o pet deve estar saudável, livre de ectoparasitas, em jejum de pelo menos seis horas, sem ter tomado nenhuma vacina, medicação e vermífugos há menos de 21 dias. Fêmeas não podem estar grávidas ou amamentando. Para saber se o animal atende aos requisitos da castração, acesse a cartilha orientativa no site da Sema.