Além do açaí, conheça o tucumã e outros sabores do Norte para provar no Dia do Sorvete

(Foto: Divulgação)
O sorvete é uma das sobremesas mais populares do Brasil e do mundo, sendo consumido em dias quentes e até mesmo durante o frio por quem não abre mão dessa iguaria. No país, o Dia do Sorvete é celebrado hoje, 23 de setembro, data que tem como objetivo estimular o consumo da sobremesa.
Se em todo o país não faltam opções de sabores, em Manaus a variedade chama ainda mais atenção. Na capital amazonense, o público pode encontrar opções que vão além dos tradicionais chocolate, morango e creme, incluindo sabores únicos da região, como cupuaçu, tucumã, buriti e taperebá.
A Rede Onda Digital conversou com Jorge Braga Jr., proprietário da Amanaura Sorvetes, que destacou a valorização da regionalidade como diferencial do negócio.
“Amanaura tem em seu DNA nossas raízes. Gostamos de explorar os sabores das frutas reginais”, disse Jorge.

Segundo Braga Jr., a ideia de apostar nas frutas regionais surgiu como forma de resgatar a tradição da família no ramo.
“Nossa família tem tradição na cidade em produção de sorvetes. Começou com nossos avós, por volta de 1965. Depois, nossos tios abriram a Sorveteria Zero Grau, na Rua Pará, no Vieiralves, e chegaram a montar uma rede na cidade. Há três anos retomamos o projeto, e o conceito foi exatamente trabalhar nossa regionalidade nos sabores”, explicou.

O empresário ressaltou que o verão amazônico é o período mais favorável para o setor, quando as vendas aumentam em razão do calor intenso. Para ele, o sorvete vai além da função de refrescar:
“O sorvete, além de ser nutritivo, ajuda a aliviar o calor e também representa alegria, compartilhamento de experiências e convivência entre amigos e família”.
Variedade de sabores regionais
A sorveteria trabalha com um sistema de gestão de sabores que varia conforme a sazonalidade das frutas, mas mantém no cardápio opções que já se tornaram marcas registradas. Entre os principais estão:
-
Amanaura – creme de cupuaçu com geleia, castanha torrada e pedaços de chocolate meio amargo;
-
Açaí – disponível nas versões sherbet e sorbet;
-
Tapioca;
-
Taperebá;
-
Tucumã;
-
Castanha-do-Brasil;
-
Delícia de cupuaçu;
-
Creme de cupuaçu;
-
Buriti;
-
Abacaxi do Novo Remanso.
Entre todos, o Amanaura e o Abacaxi do Novo Remanso são os mais procurados, mas há ainda sabores diferenciados que conquistam os clientes, como o Bem-Casado e o Zero Grau, feito à base de queijo, com pedaços de goiabada cascão e queijo do reino.
Saiba mais:
- Em Barcelos, empresa transforma o ar da floresta Amazônica em ‘água de luxo’; conheça
- Pets fazem bem à saúde mental, mas não substituem vínculos humanos, afirma psicóloga
Produção artesanal
Diferente de outras marcas que terceirizam parte da produção, a Amanaura Sorvetes fabrica todos os seus produtos.
“Toda produção é feita pela Amanaura, desde a calda até as geleias e doces. Nosso cuidado é grande em relação aos ingredientes, todos selecionados. Nossos produtos não levam aditivos, corantes ou gorduras hidrogenadas. São sorvetes frescos, feitos todos os dias”, destacou Braga Jr.

Aceitação do público e expansão das vendas
Segundo Braga Jr., a aceitação dos sabores regionais tem sido muito positiva. Além dos turistas, os próprios moradores de Manaus procuram pelas opções que resgatam as tradições amazônicas.
Atualmente, a Amanaura conta com uma loja física no Park Mall Ephigenio Salles, no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus. A fábrica localizada no Parque 10 de Novembro, na mesma zona da cidade, também funciona como ponto de venda.
A marca também atende por meio do iFood e em eventos como aniversários e casamentos.

