27.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

TV Onda Digital AO VIVO

ao vivo

ao vivo

“Abril Verde” acende alerta para o cuidado com a saúde mental do trabalhador

Publicado em:

- Anúncio -

No mês que marca a campanha “Abril Verde”, focada na conscientização sobre segurança e saúde no trabalho, é preciso abordar a importância da inteligência emocional para o trabalhador e empregador. Essa habilidade pode gerar impacto direto no desempenho e produtividade de uma organização, e por isso, vem sendo cada vez mais valorizada nas grandes empresas e indústrias.

De acordo com a psicoterapeuta, Pâmi Garcia, o ambiente e a rotina de trabalho podem gerar importantes influências na mente, emoções, e até mesmo nas atitudes do ser humano.

“Muitas vezes as pessoas são contratadas por suas habilidades e demitidas por falta de inteligência emocional. Portanto, reconhecer, entender e saber gerenciar as próprias emoções e as emoções dos outros, permite ao profissional ter equilíbrio para lidar com diversas situações, inclusive as de conflitos”, disse a especialista.

No ambiente de trabalho, a falta desta inteligência emocional pode afetar negativamente o desempenho físico e psíquico do trabalhador ou do empregador, o clima organizacional, e trazer consequências como queda na produtividade, maior índice de absenteísmo, demissões e substituições.

“O mundo corporativo sofre grandes impactos com a falta de inteligência emocional entre os colaboradores. Um exemplo disso é quando um funcionário deixa de executar determinada atividade por não ser de sua competência, mesmo que ele saiba como executá-la. Isso é resultado da falta de habilidade em lidar com as emoções e controlá-las. Desse modo, pode haver queda de produtividade, sem falar na possibilidade de acidentes”, alerta Pâmi.

E quando se trata de prevenção de acidentes de trabalho e saúde do trabalhador, a promoção da inteligência emocional nas organizações é tão importante quanto uso de equipamento de proteção. Profissionais com essa habilidade tendem a ter baixos índices de ansiedade e estresse, são mais produtivos, aptos para lidar com situações de conflito e se tornam mais empáticos com os demais colegas.

Leia mais:

TCE-AM abre 30 vagas para residência jurídica e contábil com bolsa de R$ 3 mil

Dessa forma, investir em palestras, cursos e consultorias sobre o tema, como meio de desenvolver inteligência emocional em seus colaboradores, pode garantir o crescimento pessoal de cada um, e proporcionar inúmeras consequências positivas para a organização, além de um ambiente de trabalho mais saudável e harmonioso.

Desenvolvendo Inteligência Emocional

Embora pareça uma tarefa difícil, o desenvolvimento da inteligência emocional pode começar em casa com a prática de algumas medidas simples. Para auxiliar nesse processo, Pâmi Garcia enumerou três passos que podem ser adotados no dia a dia.

1. Autoconhecimento: Aprenda a reconhecer suas próprias emoções e como elas afetam a sua tomada de decisão e interação com outras pessoas;

2. Empatia: Desenvolva a habilidade de entender e sentir empatia pelas emoções dos outros;

3. Busque feedback: Peça opiniões de outras pessoas sobre suas habilidades emocionais e trabalhe nas áreas que precisam ser melhoradas.

 

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -