O Governo do Amazonas, por meio da Junta Comercial do Estado (Jucea), em 2024, registrou acréscimo na abertura de empresas de 14,4%, comparado ao ano anterior: a informação é do Sistema de Registro Mercantil (SRM) da autarquia.
O saldo positivo para os registros mercantis no estado é o triplo do registrado em comparação com os anos de 2022 e 2023, onde a diferença dos índices de novos negócios atingiu 3,9%.
Os seguimentos de atuação dos novos registros empresariais também aumentaram para o ramo de Serviços em 8,8%, Comércio de 7,3% e Indústria de 9,4%, também comparado a 2023, com predominância das atividades econômicas de produtos alimentícios, bebidas, vestuário e acessórios; e de cosméticos e produtos de perfumaria e higiene pessoal, segundo o SRM.
Leia mais:
Jucea completa 133 anos com balanço positivo para as atividades de registros empresariais
PIB do Amazonas cresce 3,04% no 3º trimestre de 2024, aponta levantamento
A presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, falou sobre a importância do Portal de Serviços para ajudar nesse processo. 100% on-line, ele permite a desburocratização do processo. Ela disse:
“A Jucea atua junto ao empreendedor para que ele registre seu negócio de forma rápida, estamos sempre buscando a simplificação do processo do registro empresarial, beneficiando nossos usuários com a disposição de ferramentas mais céleres”.
A autarquia implementou no Portal de Serviços funcionalidades que permitem ao usuário alcançar, com a média de 25 minutos de atendimento a liberação do registro mercantil. Além disso, as análises para registro de constituições na Junta Comercial são feitas todos os dias até às 21h.
Outra funcionalidade que se destacou na Jucea foi a oferta aos usuários da abertura de empresas pelo WhatsApp, com a Empresa Fácil, pelo número (92) 98621-4515. O atendimento pelo aplicativo é intuitivo, e proporciona maior comodidade ao usuário pela geração de documentos para assinatura no próprio aparelho do celular.