O titular da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), Bosco Saraiva, foi convidado nesta quarta (19/2) do programa Lomittas Tá On, da Rede Onda Digital. Ele fez um balanço sobre a atividade na Zona Franca de Manaus em 2024, com números e estatísticas.
Além disso, Bosco destacou que, em breve, novas empresas serão instaladas no Polo Industrial de Manaus, graças à Reforma Tributária. Saraiva disse:
“Estamos vendo movimentação de 59 novas empresas na ZFM, muito devido à reforma tributária e à PEC de 2023. Começou a acabar a insegurança jurídica por parte de investidores. Em 2024, nós crescemos 14 mil postos de trabalho. Fechamos o ano passado com 127 mil trabalhadores diretos nas fábricas.
No final de 2024 tivermos a regulamentação com relatório do senador Eduardo Braga e do senador Omar Aziz, que têm atuações impecáveis na defesa da ZFM. Esperamos que esse ano tenhamos pelo menos o dobro de empregos e investimentos criados em 2024″.
Veja abaixo:
Teremos a instalação de 59 novas empresas no Polo Industrial de Manaus", diz Bosco Saraiva pic.twitter.com/aA0dY2s4Hn
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) February 19, 2025
Leia mais:
Em Manaus, Tadeu de Souza se reúne com Alckmin e diz que ZFM está pronta para novas tecnologias
Senado aprova texto-base da reforma tributária e mantém competitividade da ZFM
Ele completou:
“Enfrentamos a seca extrema. Cientistas e meteorologistas da UEA avisaram em março que a seca do ano passado seria extrema. Então, empresas correram, compraram insumos e anteciparam muita coisa, por isso, tivemos menos prejuízos com a seca do que em 2023.
Pra este ano, até o momento a informação é de que teremos uma situação normal dos rios, nem seca nem cheia extremas. Portanto, podemos esperar que não terá nenhuma atribulação, graças a Deus”.
Saraiva também falou sobre seus planos políticos para 2026:
“Seguirei o projeto do senador Omar, é meu amigo de infância. Meu cargo é servir meu estado, e enquanto eu tiver saúde quero fazer isso”.
Você pode conferir a entrevista completa abaixo: