O IBGE entregou, nesta quarta-feira (28 de dezembro), ao Tribunal de Contas da União (TCU), a Prévia da população dos municípios, com base nos dados do Censo Demográfico 2022, coletados até o dia 25 de dezembro de 2022. A prévia da população mostra que o Brasil chegou a 207.750.291 milhões de habitantes este ano; o Amazonas, a 3.952.262, e Manaus alcançou 2.054.731 milhões de habitantes. A lista da prévia de população calculada para os demais municípios pode ser acessada no site do IBGE. Independente da prévia da população divulgada, o Censo 2022 segue em campo, realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023.
Destaques
Dado foi calculado com base nos questionários do Censo 2022 respondidos até o dia 25 de dezembro e utiliza o resultado prévio nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.
As informações divulgadas foram entregues ao TCU para o cálculo de distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
A tabela com a população estimada para cada município será publicada no Diário Oficial da União (D.O.U.).
Leia mais:
PIM registra faturamento de R$ 145 bilhões até outubro de 2022
Dados entregues ao TCU
A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.
“Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.
IBGE adotou modelo estatístico para gerar a prévia da população
O Instituto estudou propostas para cumprir as obrigações legais em relação à divulgação das populações municipais. Após análises, a equipe do IBGE concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios. “A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país”, explica o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.
Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque-Censo 137
Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que passou a atender a todos os estados do país a partir de ontem (27). O serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. No Amazonas, 95,3% dos setores de trabalho do Censo já foram concluídos, e o serviço está disponível para 55 dos 62 municípios do Estado, mas a capital, Manaus, ainda não entrou na lista. Para saber se o Disque-Censo está disponível no seu município, acesse a página do 137 no site do Censo 2022.
A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todo os dias da semana das 8h às 21h30, horário de Brasília.