O presidente dos Estados Unidos Joe Biden decretou hoje, 27, estado de emergência no Estado de Nova York devido à nevasca que tem assolado esta e outras regiões do país há vários dias. Trata-se da tempestade de inverno mais rigorosa em décadas no país.
A governadora de Nova York, Kathy Hochul, chamou o fenômeno de “a tempestade de neve do século” e chamou algumas áreas do estado de “zonas de guerra”.
Ao todo, 57 pessoas já morreram no país desde o início da onda de frio, 27 num único condado de Nova York. Foram registradas mortes relacionadas à nevasca em 9 dos 50 estados norte-americanos, e desde a semana passada 48 deles registraram temperaturas negativas.
Leia mais:
Republicanos controlam Câmara e EUA terão congresso dividido
Secretário-geral da ONU pede “pacto de Paz” com a natureza
A medida de Biden facilita a liberação de recursos federais de auxílio para Nova York.
Buffalo, cidade a 600 km de Nova York, foi uma das cidades mais afetadas, com muitas ruas bloqueadas por causa da neve e pessoas mortas dentro de seus carros após ficarem presas pela nevasca. Pilhas de neve de 2,4 metros de altura chegaram a ser registradas.
A previsão é de que o tempo melhore gradativamente no decorrer da semana. Porém, até lá cidadãos enfrentam também transtornos: estima-se que milhares de casas estejam sem energia elétrica e cerca de 4 mil voos tenham sido cancelados só na segunda, 26.