Dom José Albuquerque de Araújo, atual bispo auxiliar de Manaus, foi nomeado hoje, dia 21, o novo bispo diocesano de Parintins (AM). A nomeação foi feita pelo Papa Francisco, que acolheu o pedido de renúncia apresentado por dom Giuliano Frigeni.
Dom José Albuquerque de Araújo é natural de Manaus, e tem 54 anos de idade. É formado em Filosofia (1989 a 1991) e Teologia (1992 a 1995) pelo Centro Universitário do Comportamento Humano (CENESCH), em Manaus. Ele tem pós-graduação em Gestão Educacional e mestrado em Teologia Dogmática com especialização em Liturgia.
Foi ordenado presbítero em 1996 por Dom Luiz Soares, e nomeado bispo auxiliar pelo Papa Francisco em 2016. Ele também atuou como pároco em diversas igrejas e localidades de Manaus.
Leia mais:
Colisão entre lancha e rabeta em Parintins deixa criança desaparecida
Cardeal da Amazônia: Dom Leonardo toma posse de igreja em Roma
Frigeni, por sua vez, esteve à frente da diocese de Parintins desde 1999, após ser nomeado pelo papa João Paulo II. É natural de Bergamo, na Itália.
A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) já divulgou nota de saudação ao novo bispo Dom José de Araújo, e um texto de agradecimento a dom Giuliano Frigeni, agora emérito.