Na noite de segunda, 19, após reunião em Brasília, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva fechou com o ex-governador e senador eleito pelo Ceará Camilo Santana (PT) para que este assuma o Ministério da Educação.
Também participaram desta reunião o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas; e a atual governadora do estado, Izolda Cela, que será a secretária nacional de Educação Básica.
Leia mais:
Anelize Lenzi é anunciada procuradora-geral da Fazenda
Margareth Menezes aceita convite de Lula para ser ministra da Cultura
Inicialmente, a ideia de Lula era de aproveitar a força de senadores eleitos aliados dentro do Congresso, para se opor aos muitos bolsonaristas que foram eleitos deputados e senadores.
Mas nomes como o de Santana e do senador eleito Flávio Dino (PSB-MA), já anunciado para a pasta da Justiça, são considerados exceções.
O convite a Santana foi feito originalmente na semana passada, e foi confirmado após a reunião com Lula.
Camilo Santana assumiu como governador do Ceará em 2014 e cumpriu dois mandatos. Seu governo manteve bons indicadores de educação básica, mas também enfrentou crises na área da segurança pública, com aumento do número de homicídios e bairros tomados por facções criminosas.