A produção de café no estado, que saiu de 7 mil sacas, em 2018, para 75,3 mil, em 2022, ou seja, mais de 10 vezes o número de sacas colhidas nos últimos quatro anos, segundo dados divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na última semana. O crescimento é fruto das ações do programa Agro Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima em 2020 e que vem ajudando a fortalecer a cultura do café no estado.
Em 2021, a Sepror, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento (Ciama), conheceu o Campo Experimental do Cultivo do Café, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Rondônia, em Porto Velho. A visita foi um intercâmbio que serviu para mostrar o sistema de produção, para buscar atender aquele produtor que precisa de assistência técnica, além de impulsionar e incentivar o agronegócio.
Leia mais:
Setor hoteleiro estima ocupação de 100% durante Réveillon
No mesmo ano foi celebrado um termo de convênio com o município de Silves, para a aquisição de mudas de café tipo Conilon BRS Ouro Preto, por meio da ASA. O valor do termo de fomento foi de R$ 50 mil, beneficiando 407 produtores e agricultores familiares. Ao todo, 8 mil mudas foram adquiridas.