O secretário da Semulsp (Secretaria Municipal de Limpeza Pública) Sabá Reis esteve hoje, 15, no Fiscaliza Geral. Ele foi entrevistado pelos jornalistas Alex Braga e Ananda Chamma e na conversa, falou sobre a recente grande chuva que provocou destruição na cidade – “em 4 horas, choveu o equivalente a 11 dias” – e o trabalho de embelezamento da cidade e combate à poluição pela secretaria.
A respeito da limpeza intensa nos igarapés de Manaus, Reis afirmou:
“São 3 toneladas de lixo tiradas do igarapé da Aparecida todo dia, um descarrego mensal no porto do Trairiri de 500 toneladas mensais. No dia que nosso povo compreender que garrafa Pet é dinheiro, e não jogar mais fora, o tempo de vida útil do aterro vai aumentar”.
Leia mais:
Limpeza urbana pode ter taxa cobrada na conta de energia
Semulsp retira quase 400 toneladas de resíduos de rios e igarapés de Manaus
Ele comentou especificamente sobre denúncia do programa, sobre um lixão na rua Malvarisco, no bairro João Paulo II, que seria usado por empresas e não pela população do local:
“Essa denúncia chegou a nós. O prefeito viu aquilo, deu uma trabalheira, precisamos usar até balsa.
[…].
Já vi isso dentro até do Alphaville: tem cara que entra no condomínio de luxo com caçamba escondida e joga o lixo lá. Mas a única coisa que morador tem que temer de mim, em termos de retaliação, é se eu der pra ele uma vassoura, uma enxada ou uma pá. Os donos de caminhão que jogam lixo, esses sim tem que temer retaliação”.
Sabá Reis comentou ainda a respeito da iniciativa do Asfaltômetro, lançado ontem pela Prefeitura, que possibilita à população consultar e acompanhar as ruas de Manaus que estão sendo pavimentadas pelo programa Asfalta Manaus:
“Os vereadores de Manaus cobraram muito isso, e é papel deles. Mas o melhor termômetro é o da rua bem feita. Agradeço a Deus pelo Renato Junior, ele deu a demonstração do que é a Prefeitura. Transparência: o [prefeito] David [Almeida] não pede pra esconder nada. [Lançar o Asfaltômetro] É um retrato da gestão pública”.
A entrevista completa do secretário Sabá Reis pode ser assistida aqui.