A futura primeira-dama Rosângela Silva, a Janja, informou hoje, 7, que o tradicional Rolls-Royce usado desde a década de 1950 em todas as cerimônias de posse presidencial no país, pode não ser usado na posse de Luiz Inácio Lula da Silva em 1º de janeiro. Ela afirmou que o carro está “danificado”.
Ela não detalhou qual o problema do veículo. Janja disse:
“Hoje é essa informação que eu posso dizer para vocês, que o presidente Lula estará em carro aberto, como é o protocolo, e que será no Rolls-Royce, se estiver em condições, porque parece que ele foi danificado na última posse”.
O Rolls-Royce foi usado pela primeira vez em 1953, pelo presidente Getúlio Vargas, nas comemorações do Dia do Trabalho.
Leia mais:
Janja confirma Pabllo Vittar e Duda Beat na festa da posse de Lula
TSE aprova contas da campanha de Lula e Alckmin
Ao ser perguntada novamente, Janja disse apenas se tratar de um dano no “banco” do carro. Ele será averiguado para determinar se possui condição de uso.
A expectativa do governo eleito é de que 300 mil pessoas compareçam à posse de Lula. Dezenas de artistas já confirmaram presença e se apresentarão na festa após os cerimoniais que ocorrerão no Palácio do Planalto, no Congresso e no Itamaraty.
Ao comentar sobre a questão da faixa presidencial, Janja deu uma alfinetada no presidente Jair Bolsonaro, que ainda não confirmou se comparecerá à cerimônia de passagem da faixa para Lula:
“A cerimônia de posse tem um protocolo. O presidente que está deixando o cargo passaria a faixa para o presidente eleito. Se isso acontecer, seguiremos o protocolo. Se não, vamos pensar. Não temos a confirmação. Aí, vocês vão ter que perguntar para o presidente que está em exercício. Está em exercício? Se ele vai passar a faixa, seguiremos o protocolo”.