A Estomia acontece quando o pacientes com problemas de origem traumática ou patológica que necessitam de intervenções cirúrgicas no abdome, na região do pescoço ou no estômago. Esse tipo de intervenção geram uma abertura na região, que permite a saída das fezes e da urina.
Para proporcionar mais qualidade de vida aos pacientes com estomia, Policlínica Codajás, unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), realizou na manhã desta terça-feira (06/12) uma ação global de saúde, em alusão ao Dia Nacional da Pessoa com Estomia, celebrado em 16 de novembro. A programação contou com sessões de meditação, alongamento, aula de dança com zumba e ritmos, aferição de glicemia, pressão arterial, sessões de auriculoterapia, orientação nutricional, entre outras atividades.
Os pacientes que participaram da ação global são atendidos pelo Programa de Atenção à Pessoa com Estomia, oferecido na Policlínica para 1.110 pacientes com 41 tipos de bolsas, entregues toda semana gratuitamente.
Leia também:
Prefeitura convoca 202 aprovados no concurso da Semsa
O diretor da Policlínica Codajás, Ráiner Figueiredo, destacou que o evento proporcionou um momento de interação entre os pacientes, suas famílias e os profissionais de saúde.
“Sabemos da importância do programa para vida dos nossos pacientes, e este momento é um encontro extra, para que eles possam se sentir valorizados e queridos em nossa unidade, além do que já oferecemos no dia a dia”, declarou.
O motorista Edmilson Dias, de 52 anos, participa pela primeira vez do evento e conta que é uma forma de valorização da pessoa com estomia.
“Vou usar a bolsa durante um ano. Tenho recebido o melhor tratamento possível aqui na unidade e estou muito feliz em participar desta ação com a minha família”, disse.
Programa
O Programa de Atenção à Pessoa com Estomia é uma parceria é fruto de uma parceria entre o Governo do Amazonas e o Governo Federal, por meio do programa Viver sem Limites.
A coordenadora do Centro Especializado em Reabilitação do Estado do Amazonas Tipo IV (CER IV), Adriana Azevedo, explicou que, além da distribuição das bolsas, o programa dispõe de uma equipe multiprofissional formada por diversos especialistas e profissionais para o atendimento dos pacientes.
“Nossa equipe é composta por enfermeira, estomaterapeuta, psicólogo, assistente social, nutricionista, proctologista, ofertando aos pacientes mais segurança e atendimento humanizado”, finalizou.